Agência de comunicação portuguesa conquista prémios internacionais

Fundada em 1998, a agência de comunicação e design do Grupo Marques e Associados, M&A Creative, está localizada em Anadia e conta com mais de 30 prémios internacionais e nacionais. A M&A Creative oferece uma variedade de serviços no campo das novas tecnologias, informações e comunicações e oferece soluções inovadoras e adaptadas às necessidades dos seus clientes.  

Reportagem de Madalena Magalhães e Rebeca Silva

Com 25 anos de experiência no mercado, a M&A Creative oferece uma gama exclusiva de serviços que abrangem design, criatividade e consultoria de comunicação e marketing. Com uma equipa talentosa e experiente, a agência está preparada para transformar ideias em realidade por meio de soluções de design inovadoras. Oferece também serviços especializados na produção fotográfica e vídeo que garante uma abordagem completa às necessidades dos seus clientes.

Luís Marques, diretor da agência M&A Creative acha difícil responder à pergunta “Qual é o papel de uma agência de comunicação?”, diz que depende muito da tipologia de negócio, da marca, do cliente, da empresa, “é uma cena que não tem fim”. Mesmo assim, acaba por deixar uma pequena definição.

A agência abrange vários tipos de clientes, mas atualmente, com a sua evolução na área dos vinhos, são maioritariamente procurados por empresas nacionais e internacionais, que trabalham na área de negócio de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

A M&A Creative ganhou mais visibilidade devido à sua especialização na área dos vinhos e assim conseguiu chegar às empresas nacionais e internacionais. Com várias empresas “conceituadas e com uma boa massa criativa”, concorrentes no país e que trabalham ao mesmo nível, a agência procura uma forma de se diferenciar ao criar projetos inovadores e utilização de materiais diferentes para ajudar marcas com quem trabalham, e assim, conseguirem que as mesmas se destaquem de uma forma diferente no mercado.

Ao chegar à empresa, uma energia muito tecnológica é visível e sente-se desde o momento em que se se entra até ao momento em que se sai. Na entrada encontra-se logo uma mesa com um ecrã táctil com alguns projetos destinados a museus, mas apenas é permitia a entrada a quem tiver a sua impressão digital, neste caso todos os colaboradores. Ao percorrer os corredores da empresa existe um contacto permanente com a tecnologia e vários trabalhos expostos, como por exemplo, alguns rótulos de garrafas de vinho. 

“Procuramos saber se existe uma história por trás da marca e do produto que o cliente quer comunicar”

Dalila Lopes, designer gráfico da empresa M&A Creative, diz que o design é o cartão de cidadão de qualquer marca. “Quanto mais eficaz e atrativo for esse design, mais eficaz vai ser a marca no mercado e maior aceitação por parte dos clientes vai ter.”, conta Dalila Lopes. O design é importante para a notoriedade da marca no mercado, o que significa maior número de vendas e maior sucesso das marcas quando “saem para o mundo”.               

Um projeto de design começa por um contacto do cliente, passa por uma investigação e sempre que possível é feita uma visita ao espaço para entender o que a marca comunica.

“Como se costuma dizer, os olhos também comem”

Igor Pinto é mais que um simples fotografo, para além de tirar fotografias, apoia na parte da edição e pós-produção, apoia na parte digital em criação de moodboards e criação de conteúdos e na filmagem de vídeos e edição dos mesmos.

“O detalhe de todo o cenário, do setup que montamos, da iluminação é tudo bastante importante para que a fotografia tenha sucesso e para que o cliente fique satisfeito”, diz Igor Pinto”.

Alemanha, Brasil, Chile, China, Dubai e Estados Unidos são alguns dos países onde a agência M&A Creative ganhou prémios ao concorrer a concursos de design.

O que diferencia a M&A Creative das outras agências, no setor nas bebidas alcoólicas e não alcoólicas, tem haver “com o ecossistema, com o work flow de trabalho”, ou seja, “existem muito poucas agências, concorrentes, no mesmo segmento, que tenham infraestrutura de serviços iguais”. O diretor reforça que não só trabalham na área do packaging e do design, mas também trabalham na área de design de comunicação, criam conteúdo com fotografia e desenvolvem trabalhos na área do vinho.

Todo este trabalho passa pelos vários departamentos, sendo eles, o departamento de design, o departamento de impressão, de seguida, passa pela fotografia e, por fim, o marketing digital.

Um dos fatores-chave para o sucesso da empresa, foi a sua dedicação à inovação. Apesar de estar localizada numa pequena cidade, concorre com os melhores a nível nacional e internacional.         

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