“Requalificação do Cristo-Rei” vence Orçamento Participativo 2019

A proposta 3 – “Requalificação do Cristo-Rei” foi a vencedora do Orçamento Participativo Municipal de Carregal do Sal. Das 4 propostas finalistas, esta foi a que registou maior número de votos – 497 – após o encerramento das votações online, às 24 horas do dia 30 de outubro.

Com um orçamento estimado de 29 959,14 euros, a proposta vencedora, apresentada pela Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, baseia-se num Projeto de Arquitetura Paisagista (PAP) para o Jardim do Cristo-Rei.

A área de intervenção compreende cerca de 1300m2, de domínio público, definido como um jardim público e composto por eixos urbanos de circulação automóvel e pedonal, áreas ajardinadas, um eixo visual sobre a Serra da Estrela e o imponente monumento a Cristo-Rei. A estes juntam-se outros elementos na sua envolvente imediata, tais como a Igreja Matriz de Cabanas de Viriato, a Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, a sede da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, o Pórtico da Quinta de São Cristóvão e a Casa do Passal.

Na plataforma http://participa.carregal-digital.pt, registou-se um total de 1053 votos, o maior número de votantes registado até então.

Votos por proposta:
Proposta 1 – “Aldeia segura pessoas seguras – cisterna para combate aos incêndios florestais” – 155 votos;
Proposta 2 – “Requalificação Escola Primária de Parada – Parque Infantil” – 13 votos;
Proposta 3 – “Requalificação do Cristo-Rei” – 497 votos.;
Proposta 4 – “Requalificação para a Inclusão” – 388 votos.

a