Instituto Politécnico de Viseu vence Concurso Nacional Poliempreende 2023

Francisco Henriques, aluno do curso de Tecnologias e Design Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu foi o vencedor do 1.º prémio do Concurso Nacional Poliempreende, o Prémio Comendador Rui Nabeiro, patrocinado pelo Santander Universidades, com o projeto Pit O’Gram.

“O Poliempreende foi uma experiência muito enriquecedora tanto a nível pessoal como profissional. A nível pessoal por ter sido um grande desafio enfrentar uma das maiores dificuldades que era falar em público, e a nível profissional por desenvolver um projeto que sinto que tem muito potencial e quem sabe se não será uma das minhas fontes de rendimento”, afirmou Francisco Henriques, vencedor do Concurso Regional e do Concurso nacional Poliempreende.

“A minha ideia vencedora, Pit O’Gram, consiste na facilitação da comunicação nos centros de inspeção entre inspetor e cliente durante a inspeção à zona inferior do automóvel e, já com o sistema totalmente desenvolvido, pretendemos iniciar a comercialização o mais rapidamente possível. O networking promovido ao longo de todos os dias do Poliempreende, é também uma forma da própria iniciativa nos ajudar, aos jovens empreendedores, a criar contactos para que no futuro tenhamos ferramentas para resolver problemas que vão surgindo”.

Francisco Henriques

Enquadrados no programa Link Me Up – 1000 Ideias, o concurso nacional Poliempreende, o concurso Poliempreende Internacional e o Concurso de Cocriação, decorreram no âmbito da Semana Nacional do Poliempreende, no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), de 12 a 15 de junho de 2023.

No dia 14 de junho teve lugar a sessão de apresentação de Pitch’s das 17 ideias de negócio do concurso Poliempreende. A entrega de prémios decorreu na sessão de encerramento, no dia 15 de junho, contando com a presença da presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o pró-presidente do Instituto Politécnico de Leiria, entidade responsável por coordenar o projeto, Nuno Almeida, o adjunto do presidente do Município de Barcelos, Francisco Pereira, e, ainda, Susana Rodrigues, coordenadora nacional do projeto Link Me Up.

Nesta sessão foi feita uma homenagem ao comendador Rui Nabeiro, que a partir desta edição passará a intitular o primeiro lugar do concurso, o Prémio Comendador Rui Nabeiro.

Luísa Augusto, coordenadora do Poliempreende do Instituto Politécnico de Viseu, salienta que “o programa Poliempreende integra um conjunto de atividades que visam despertar o espírito empreendedor, incentivar a geração de ideias de negócio inovadoras e trabalhar essas ideias, com o objetivo de promover o empreendedorismo como competência junto dos estudantes, diplomados e docentes”.

O Poliempreende é um concurso desenvolvido pelas Instituições de Ensino Superior com Ensino Superior Politécnico, tendo como objetivos promover a capacidade empreendedora e o espírito empresarial dos estudantes, diplomados e docentes do ensino superior politécnico.