Orçamento da CIM Viseu Dão Lafões ascende a mais de 10 milhões de euros para o próximo ano

O documento estratégico, aprovado por unanimidade em sede de Conselho Intermunicipal (CIM), contou com um orçamento que ascende a mais de 10 milhões de euros.

Por Diana Teixeira

Segundo Rogério Mota Abrantes, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, “Este orçamento é, fundamentalmente, um orçamento que tem em consideração as exigências dos novos tempos, com a presença da pandemia Covid-19 na nossa região e no País, mas com uma noção clara dos desafios que a região tem pela frente e com olhos postos no futuro”.

De acordo com o comunicado, a área da Mobilidade e dos Transportes continuará a assumir, no próximo ano, um grande destaque, iniciando-se o projeto piloto de transporte flexível, assim como iniciar-se-á a execução de um projeto no domínio da mobilidade suave.

A nota refere que, na área da Educação, a CIM Viseu Dão Lafões continuará a desenvolver o plano de promoção do sucesso educativo nas escolas da região.

No domínio da modernização administrativa continuará a ser desenvolvido o projeto intermunicipal, “1 modelo, 14 municípios”.

No Turismo e Cultura, a CIM Viseu Dão Lafões, pretende continuar a desenvolver o plano de ação no âmbito dos produtos turísticos integrados de base intermunicipal, assim como a execução de dois projetos recentemente aprovados, pelo Programa Valorizar.

No domínio da programação cultural em rede, a CIM continuará a desenvolver um conjunto de espetáculos e criações culturais, que percorrerão os 14 municípios durante o próximo ano.

Outra área estratégica para a CIM, situa-se no domínio da Proteção Civil Intermunicipal e da Defesa da Floresta, onde as brigadas de sapadores florestais darão continuidade aos trabalhos de silvicultura preventiva e manutenção da rede primária a que se associa.

O Presidente da CIM Viseu Dão Lafões não descartou a preocupação pela pandemia e defendeu “que durante o ano de 2021, os autarcas irão continuar a acompanhar, de muito perto, juntamente com as Autoridades de Saúde e com a Proteção Civil, todos os desenvolvimentos da pandemia COVID 19, na nossa região”.

a