Museus Municipais de Viseu comemoram Dia Internacional dos Museus com várias iniciativas e novidades

“Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” é o tema deste ano para comemoração da efeméride a 18 de maio, lançado pelo ICOM – International Council of Museums.

Por Carla Ferreira e João Micaela

Cerca de 30 atividades para os viseenses e visitantes, materiais de divulgação, visitas virtuais e novos logótipos são algumas das novidades para celebrar o Dia Internacional dos Museus entre os dias 18 e 21 de maio.

Na apresentação do programa para os quatro dias, que decorreu no dia 9 de maio, no Museu de História da Cidade, estiveram presentes Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, e a vereadora da Cultura, Leonor Barata. “Viseu possui uma Rede de Museus Municipais, alguns dos quais inéditos, que permitem conservar o importante e valioso acervo sectorial”, refere o autarca.

Das novidades, constam os novos logótipos dos Museus Municipais, uniformizados para reforçar a estrutura em rede e conferir mais personalidade aos espaços Casa da Ribeira, Museu Almeida Moreira, Museu do Linho de Várzea de Calde, Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho, Museu de História da Cidade, Museu Keil Amaral e Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques – Coleção Arqueológica José Coelho e Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea. A sinalética dos espaços museológicos é o próximo passo.

O lançamento de novos materiais de divulgação, com o objetivo de fornecer informações mais pormenorizadas sobre os museus é outra das novidades. “Há um renovado livro com a apresentação dos 8 espaços que pode ser levantado gratuitamente a partir de 18 de maio”, acrescenta Leonor Barata.

O portal turístico de Viseu, www.visitviseu.pt, vai disponibilizar visitas virtuais interativas a 3 dimensões aos museus municipais. “As visitas virtuais devem ser encaradas como planeamento ou complemento, não devem substituir a visita presencial”, sublinhou a vereadora.

Outra das novidades apresentadas é a abertura do Museu Almeida Moreira, Museu Keil Amaral e Museu de História da Cidade ao domingo de 15 de junho a 15 de setembro.

Os destaques do programa vão para o dia 20 de maio, no Museu de História da Cidade com o relançamento da Imagoteca Municipal de Viseu através da iniciativa “Refotografar Viseu”.

Destaque também para a mesa redonda “O que pode um museu? Do bem-estar à sustentabilidade”, a realizar no Museu Keil Amaral no dia 18 de maio, e ainda inauguração da exposição temporária “Ecos da ida e do retorno”, no Museu do Linho em Várzea de Calde, no dia 20.

“Os museus são espaços em que a memória é preservada. Não deve ser preservada de forma imaterial, mas vivida e projetada para o futuro”, destaca Leonor Barata.

A programação completa, que em breve estará disponível em www.visitviseu.pt,  inclui a realização de oficinas criativas, aulas de yoga, percursos pedestres no Parque Linear do Pavia, visitas guiadas, aulas de desenho, entre outros.

a