Município de Nelas e Autoridade Marítima Nacional promovem exposição “Sentinelas do Mar”

O Projeto “Sentinelas do Mar” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Nelas (CMN) e a Autoridade Marítima Nacional (AMN), com o objetivo de se divulgar o património em torno dos faróis nacionais, tanto continentais, como insulares. A exposição ainda inclui obras de 11 pintores ibéricos.

Por Luís Silva

Este é um projeto que pretende valorizar o património e a história dos portugueses, desde sempre ligada ao mar. É neste sentido que surgem os faróis, assumindo um importante papel na orientação, mas também na cultura.

O Município de Nelas, através do seu vereador da Cultura, Aires dos Santos, também pintor, convidou 10 renomados pintores ibéricos com o propósito de estes poderem retomar as suas atividades artísticas.

A CMN é responsável pela coordenação do projeto, gestão técnica das obras e organização do evento inaugural no seu feriado municipal, dia 24 de junho. A partir das 15h30, no Balneário dos Ingleses, na Urgeiriça, a Exposição “Sentinelas do Mar” vai estar patente até domingo. Inicialmente, o projeto assume-se como itinerante, passando pela Biblioteca Municipal de Nelas até 11 de julho e, posteriormente, por Lisboa na AMN. Também as regiões autónomas vão acolher este projeto, finalizando este ciclo de exposições na Associação das Caldas da Felgueira (parceira da iniciativa).  

A exposição é composta por 33 obras de 11 artistas, sendo eles Aires dos Santos,
Alice Piloto, António Dias, Graça Freitas, José Dell Castillo, Lena Jorge, Luís Duro, Mário Costa, Nelson Santos, Nuno Angélico e Ricardo Rodrigues.

Para além da componente artística, a Autoridade Marítima Nacional reforça a exposição com recurso a documentação e espólios alusivos à temática dos faróis. A presença de dois faroleiros ainda garante uma visita guiada por toda a exposição a toda a comunidade e público escolar.

a