Noite da Literatura Europeia quer levar o público numa “viagem literária sem fronteiras”

No próximo sábado (5 de junho), entre as 17h00 e as 23h30, no Parque dos Poetas em Oeiras, vai realizar-se a 9ª edição da Noite da Literatura Europeia. Um evento que dá a conhecer ao público português prosa, poesia, teatro e banda desenhada de autores europeus contemporâneos.  

Por Luciana Soares

Promovido pela EUNIC Portugal e a Comissão Europeia, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, o evento que promete levar o público numa “viagem literária sem fronteiras”, começa às 17h00, com a participação de Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal.  

Este ano a grande novidade é o programa direcionado aos mais novos, que em conjunto com os adultos, entre as 17h30 e as 18h30, poderão assistir à leitura encenada de três contos infantis: Pi-Pan-Pin – três histórias “assim-assim”, uma adaptação de Inês Lima a partir das histórias da Pipi das Meias Altas, do Peter Pan e do Pinóquio.

As três exposições itinerantes multilingues da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia também estarão presentes, num total de cerca de 90 livros.  

A partir das 18h30, seguir-se-ão as leituras de obras de 15 autores contemporâneos europeus pela noite fora. Cada leitura encenada terá uma duração de cerca de 15 minutos, decorrendo em simultâneo nos 15 espaços dedicados aos países presentes no Parque dos Poetas e será repetida de 30 em 30 minutos, permitindo ao público desfrutar de várias obras à sua escolha em horários diferentes.

O tradicional palco de espaços lisboetas desconhecidos, já tão característicos das edições anteriores, dará lugar ao Parque dos Poetas em Oeiras, enriquecendo o evento com o contacto genuíno da natureza.

a