Dia Mundial do Livro assinala-se amanhã

Este Domingo, 23 de abril de 2023, celebra-se o Dia Mundial do Livro, um dia que é descrito pela população viseense como uma data “importante, assim como o Dia da Mãe ou do Pai”.

Por António Santos, Gustavo Lourenço e Martim Gomes

No Dia Mundial do Livro decorrem vários eventos de promoção e divulgação de livros e da leitura, organizados principalmente por livrarias, associações culturais, universidades e escolas. Neste dia, algumas livrarias proporcionam a compra de livros com descontos. O objetivo principal é valorizar a importância da leitura, assim como a utilidade dos livros para a ajuda do incentivo ao hábito de leitura.

Os livros são elementos essenciais no desenvolvimento pessoal e formação educativa, e servem como meio de abranger a nossa cultura e informação sobre os diversos assuntos. Isto porque “sem um livro, hoje em dia, a cultura perdia muito do valor que tem”, considera Mafalda Pereira, estagiária livreira de 28 anos sobre a importância deste Dia Mundial do Livro.

“Há muita gente que não lê, portanto acho bem que exista este dia, servindo para chamar a atenção para a leitura e à essência de ler”, acrescenta Gonçalves Araújo, médico de 65 anos, que realça a ideia de que faz sentido haver esta celebração a nível mundial.

“Há dias para tudo, portanto faz sentido”. O médico destaca ainda a literatura portuguesa e classifica os seus clássicos como “o melhor que há”, mencionando grandes nomes da literatura portuguesa como Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco, que marcaram uma época. Gonçalves Araújo faz também referência a Aquilino Ribeiro, nascido em Viseu, colocando-o no mesmo patamar que estes escritores, onde salienta a obra “Malhadinhas” que é o seu livro preferido. “Deixar o telemóvel e pegar num livrinho de boa literatura para se cultivarem e aprenderem coisas” é o apelo que o médico deixa para as pessoas que não leem.

Na Livraria Jornal da Beira, “o Dia Mundial do Livro acaba por não fazer grande diferença no que toca a vir comprar um livro. É um dia como os outros, quem já é um leitor habitual compra”, diz Sandra Rodrigues, de 41 anos, assistente na livraria.

A Livraria Jornal da Beira é um espaço direcionado essencialmente para a religião católica, no entanto tem uma oferta literária para todas as idades e diversos temas a explorar. “Nós somos uma livraria de carácter religioso não sei até que ponto é quem isso atrai os jovens, no entanto, temos agora um escritor Carlo Martinez que fala sobre as novas tecnologias, acredito que possa ser uma boa opção”.

A diversidade literária é bastante vasta e parte do gosto de cada um. A assistente da livraria que não tem dúvidas relativamente ao seu livro preferido e atira que O Principezinho “é um livro intemporal, desde criança até agora”, destacando a obra de Saint-Exupéry, um dos livros mais traduzidos e lidos por todo o mundo.