Creta: espetáculo “Invocação ao meu Corpo” estreou em novembro

O Creta, Laboratório de Criação Teatral, lançou dia 13 de novembro, pelas 21h:30, a peça de teatro “Invocação ao meu Corpo” no Auditório do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), em Viseu.

Por Mónica Cardoso

Produzido pelo Teatro da Cidade, “Invocação ao meu Corpo” contou com texto e encenação de Guilherme Gomes, coordenador do projeto Creta, uma peça com uma tentativa de compreender a anomia, conceito criado por Émile Durkheim, que se caracteriza pelo estado de perda de objetivos e regras que estão impostas e presentes na sociedade.  “A peça é sobre a condição humana que procura colocar em cena o duelo entre a razão e a paixão da defesa de uma ideia, que acaba por ser uma luta de uma identidade, através da postura de dois soldados da revolução árabe”, explica Guilherme Gomes.

A lotação do auditório IPDJ foi reduzida a um terço do seu total, garantindo assegurar todas as normas de segurança recomendadas pela DGS (Direção Geral de Saúde). “Podem ter confiança no espaço como o teatro. Nós estamos a ter todos os cuidados e a preparar tudo para que seja seguro”, comprova Guilherme Gomes.

Já os bilhetes para o teatro “Invocação ao meu Corpo” tiveram que ser adquiridos através do site online do Creta (http://creta.teatrodacidade.pt/) com o custo de cinco euros cada bilhete. De acordo com Guilherme Gomes todas as pessoas que queiram sair da nova rotina motivada pela Covid-19 devem assistir às peças de teatro. “Esta interrupção física em que temos de estar em casa, não nos pode deixar ir abaixo no ponto de vista intelectual. Temos que deixar que as nossas cabeças sejam apaixonadas e os nossos espetáculos contribuem para essa própria paixão”.

Até ao final do ano, o Projeto Creta assegura vários espetáculos, recitais de poesia, podcasts, conversas e um clube de leitura, sendo “Invocação ao meu Corpo” e “Sem Mordaça” as peças de teatro com maior destaque do mês de novembro, promovidas pela Câmara Municipal de Viseu.

a