Ex-alunos de Comunicação Social retornam à ESEV para falar sobre comunicação digital

Nos dias 21 e 22 de março, os cursos de Comunicação Social e Publicidade e Relações-Públicas presenciaram um seminário no âmbito da unidade curricular de Assessoria de Comunicação, que teve como palestrantes dois ex-alunos da Escola Superior de Educação de Viseu.

Por Raquel Ferreira

Wilson Costa e Luana Luiz

Wilson Costa e Luana Luiz, licenciados em Comunicação Social no ano de 2022, abriram no mesmo ano em que finalizaram a sua graduação a empresa de marketing e comunicação digital ComeON Digital. Convidados a contar um pouco sobre suas experiências como criadores de conteúdos digitais no evento intitulado “Construção de marca nas redes sociais: perspetivas e oportunidades para social media managers”, Wilson e Luana partilharam com os alunos do terceiro ano de Comunicação Social e Publicidade e Relações-Públicas as dificuldades, rotinas e ferramentas que utilizaram para construírem a sua marca dentro da profissão que escolheram seguir.

A palestra teve seu foco na importância do digital e na produção de conteúdos para redes sociais corporativas, avançando para o crescimento da profissão de social media manager no mercado de trabalho. “As empresas precisam usar a internet a seu favor. O digital é um ambiente maravilhoso para o seu negócio, pois se uma empresa não está no digital, ela não existe. Ou, provavelmente, vai deixar de existir muito rapidamente”, destaca Luana Luiz, enquanto aborda a temática da importância da comunicação digital no atual mercado.

Os serviços no ambiente digital têm sido cada vez mais procurados e, por esse motivo, a necessidade da comunicação digital e a importância das redes sociais no âmbito da comunicação foram temas destacados pelos oradores. “Esta é uma profissão que irá se manter estável por muito tempo. É uma área que não vai parar de crescer. Ainda mais com as pessoas entendendo a necessidade de se estar no digital”, finaliza Wilson Costa.

Também durante a palestra, Wilson Costa e Luana Luiz comentaram sobre seus estágios realizados no último ano de licenciatura e como isso acrescentou nos seus conhecimentos dentro da sua área profissional. Luana Luiz, enquanto partilha dicas para os finalistas, ressalta: “Queremos mostrar para as pessoas a importância que um social media pode ter dentro de qualquer negócio. Independente do que você faça, é necessário aprender a usar o digital ao seu favor.”

A ComeON Digital existe há um ano e conta até o momento com treze clientes espalhados pelas regiões centro e norte de Portugal. Luana Luiz e Wilson Costa voltaram à ESEV para partilharem com aqueles que finalizam suas licenciaturas neste ano a importância de investir na comunicação digital.