Romance de Fernando Namora inspira evento cultural na aldeia de Monsanto

Encerra no próximo dia 6 de novembro, a edição deste ano do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”. O último evento promete uma viagem pelo romance “A Noite e a Madrugada”, de Fernando Namora, que viveu em Monsanto e que se inspirou na Aldeia Histórica para este livro.
Por Tatiana Gonçalves

O Médico e escritor português, Fernando Namora foi um dos mais ilustres habitantes da Aldeia Histórica de Monsanto. Foi o encanto desta Aldeia, das suas gentes e histórias, que o inspirou a escrever o romance “A Noite e a Madrugada”, em 1950.

Essa obra, juntamente com mitos e lendas que povoam o imaginário popular de Monsanto, vão servir de temática para a festa do Ciclo “12 em Rede” 2021, que chega à Aldeia Histórica de Monsanto e contará com vários espetáculos musicais, oficinas, palestras, visitas guiadas e mostras de produtos.

Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Monsanto.

O evento que encerra a 6 de novembro, é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

A inscrição é gratuita, mas necessária e os participantes podem inscrever-se junto do Gabinete de Turismo de Câmara de Idanha-a-Nova, presencialmente ou através do telefone 277202900 ou do e-mail turismo@cm-idanhanova.pt ou presencialmente, no Posto de Turismo de Monsanto.

a