“Conferências da Imprensa” arrancam em Viseu para debater o futuro do jornalismo

A SOPCOM – Sociedade Portuguesa de Comunicação, a direção e o conselho deontológico do Sindicato dos Jornalistas e o CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, vão dar início à organização de um ciclo de “Conferências da Imprensa”, com o objetivo de debater o jornalismo nas suas diversas vertentes. Esta iniciativa deverá percorrer todas as universidades e politécnicos do país em que existam cursos de Comunicação Social e Jornalismo, numa organização partilhada com estas entidades, pois existe o objetivo implícito de envolver no debate de ideias e da atual situação do jornalismo nacional os futuros profissionais desta área.

A comissão organizadora deste ciclo de conferências escolheu Viseu e a Escola Superior de Educação como o local de arranque para este encontro entre estudantes e profissionais da área do jornalismo, que localmente conta com o apoio da coordenação do curso de Comunicação Social. O arranque é descentralizado e na região da Beira Alta e pretende debater o futuro do jornalismo, contando com Luís Simões, jornalista do Jornal “A Bola” e presidente do Sindicato dos Jornalistas; Mariana Silva, jornalista da CNN/TVi, Frederico Correia, jornalista da SIC; mas também com a presença de Madalena Oliveira, da SOPCOM e de Carlos Camponez, membro da direção do CEIS20. 

O evento terá lugar no dia 19 de abril, a partir das 14h30, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu e a conferência será objeto de gravação áudio para a realização posterior de um podcast, cuja regularidade deverá coincidir com a periodicidade das conferências.

a