IPV e tecido empresarial abraçam estratégias comuns para a região

Decorreu no passado dia 4 de abril, na biblioteca da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), o lançamento do projeto INOVC+, Ecossistema de Inovação Inteligente, através do evento Sinergias de inovação tecnológica: Redes de networking e think tank.

Por Tiago Amaral (texto) e Simão Reis (fotos)

A sessão teve início com umas breves palavras por parte do presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), José dos Santos Costa, que realçou novamente a relevância que o Instituto tem na região centro do país, afirmando que o “IPV é um ícone único e com potencial difícil de quantificar”. José Costa assumiu também um dos grandes desafios, que é perceber como é que o Instituto pode ser notícia pela positiva, até porque “não faz sentido ter o conhecimento entre quatro paredes”. O presidente afirmou ainda que “o trabalho notável das unidades de investigação” é um dos caminhos para a promoção da instituição.

Nuno Martinho, Cristina Azevedo Gomes, José dos Santos Costa e Elísio Oliveira

A professora Cristina Gomes, presidente da ESEV, relembrou e reforçou a ideia de coesão, onde todos os envolvidos com o Instituto têm de trabalhar juntos para alcançar o sucesso. A presidente da Escola Superior de Educação de Viseu concluiu o seu discurso dizendo que “o território é muito importante para o IPV, mas o IPV também é muito importante para o território”.

O evento contou com a participação das pró-presidentes para a Investigação e Inovação, Paula Correia, e para a Ligação à Comunidade e Transferência de Conhecimento, Cristina Barroco, respetivamente.

Também presentes estiveram coordenadores ou representantes dos quatro Centros de Investigação ligados ao IPV, concretamente, os professores Carlos Albuquerque, José Abrantes, Luís Sousa e Raquel Guiné, bem como o Presidente da AIRV, João Cotta, o Secretário-Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho e, ainda, o Presidente do Star Institute, Elísio Oliveira, a Presidente da ADIV, Luísa Augusto, o responsável do InovC+ no IPV, Ricardo Almeida, entre outros docentes do IPV com ligação ao projeto InovC+.

Ricardo Almeida, responsável do INOVC+ no IPV

O projeto InovC+ visa consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo, assim, para a sustentabilidade e competitividade da Região Centro. O projeto relojes replica prevê a realização de uma série de iniciativas que decorrerão nos próximos meses, nomeadamente: ações de sensibilização, diagnósticos de inovação, desafios de I&D lançados pelas empresas, bolsas para projetos de ignição e provas de conceito e participação em mostras tecnológicas e de inovação sustentável.

O IPV é um dos parceiros nucleares do projeto, integrando estas 9 instituições de Ensino Superior, 3 parques de Ciência e Tecnologia e 7 Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia.