Ministro da Administração Interna marca presença na cerimónia do 145º Aniversário dos Bombeiros voluntários de Castro Daire

No último domingo, 5 de março foi celebrado em Castro Daire o 145.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, onde foi inaugurada a obra de ampliação e remodelação do quartel. 

Por David Almeida

A cerimónia de celebração decorreu durante toda a tarde nas instalações dos Bombeiros Voluntários, e contou como convidados as forças da proteção civil da região e o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. 

Ministro da Administração Interna marcou presença na cerimónia

Na cerimónia solene houve um momento especial onde entidades, empresas e pessoas que tiveram um papel fundamental para a instituição nos últimos anos foram agraciadas, como forma de agradecimento e reconhecimento. 

Durante o seu discurso o comandante dos Bombeiros de Castro Daire, Paulo Almeida, pediu ajuda para que haja uma colaboração por parte da autarquia para a aquisição de uma viatura especial, no qual devido à situação degradante de algumas estradas da região, tais como a EN225, torna-se necessário um veículo que garanta as condições necessárias para o socorro. 

Na rede social Facebook, José Luís Carneiro afirmou que ao longo dos anos tem vindo a ser feito um grande esforço no financiamento para a associação. “Há um esforço muito significativo que tem vindo a ser feito. Em 2015, o financiamento permanente para esta Associação Humanitária de Castro Daire foi de 163 mil euros; em 2022 transferimos 273 mil euros, um aumento de +67%. É importante sabermos de onde partimos para valorizarmos as conquistas que se vão fazendo”, afirma José Luís Carneiro. 

Este investimento, que vai permitir que exista um socorro mais eficaz e rápido para as pessoas da região, foi assegurado pelo programa POSEUR do Portugal 2020 em 85%. Os restantes 15% foram assegurados pelo Município de Castro Daire, resultando num custo total de mais de um milhão de euros.  

a