Agências do governo dos EUA têm 30 dias para banir TikTok dos seus dispositivos

Os Estados Unidos da América definiram um prazo de 30 dias para que todas as agências do governo eliminem dos dispositivos móveis ligados ao governo a rede social chinesa TikTok, após decisões provenientes do Canadá e da Comissão Europeia.

Por David Almeida e João Mota

Proveniente da empresa chinesa ByteDance, a aplicação foi considerada como uma ameaça à segurança nacional, devido ao facto de haver diversas desconfianças dos EUA, que o governo de Pequim possa aceder com facilidade aos dados dos utilizadores da aplicação. 

Esta aplicação que tem como sua principal característica os seus vídeos curtos e virais, tornou-se conhecida em todo o mundo durante o primeiro confinamento em março de 2020, devido à pandemia da Covid-19. 

A nova medida que será implementada pelos EUA foi dada em exclusivo por parte da agência REUTERS, após o Congresso dos EUA aprovar no final do ano passado uma lei que proíbe a aplicação TikTok em dispositivos federais. 

Em declarações à BBC um porta-voz do TikTok afirma que estas decisões foram adotadas “sem qualquer deliberação”, no qual são “pouco mais do que teatro político”. “Esperamos que, quando se trata de abordar as preocupações de segurança nacional sobre o TikTok além dos dispositivos do governo”. 

A Comissão Europeia, ordenou a proibição da rede social no final do ano passado e esta segue ações semelhantes do Canadá, da União Europeia e de Taiwan, além de mais de metade dos EUA. 

De recordar que o Canadá adotou uma decisão semelhante à dos EUA, pouco tempo antes de ser anunciada a decisão por parte do governo. Para o Canadá esta decisão consiste na proibição da rede social nos dispositivos do governo, pois contém um “inaceitável” risco à privacidade e segurança podendo aumentar de forma crescente a divisão entre os dois países. 

a