77’Academy: um sonho chamado padel, que ganhou asas em Coimbra

Após dois anos de pandemia, Pedro Silva conseguiu iniciar o seu projeto em julho de 2022. A 77 ́Academy nasceu na cidade de Coimbra e incentiva à prática do Padel, um desporto em expansão em todo mundo e cada vez mais no nosso país. Uma iniciativa que está a dar que falar na zona centro.

Reportagem de Adriana Silva

“A 77’ Academy surgiu do sonho de abrir um espaço que aliasse o desporto ao convívio. O padel é um desporto em expansão no nosso país, com um grande carácter social. Quem o dia é Pedro Silva, de 27 anos, CEO da academia. A ideia da criação desta iniciativa surgiu ainda em tempos de pandemia, outubro de 2021, mas só ganhou asas em julho do ano passado. A única opção seria colocar em prática, “não poderia ter sido de maneira diferente”, revela o responsável.

77’Academy em Coimbra

O Padel é um desporto que acarreta vantagens como o alívio de stress e o fortalecimento dos ritmos cardíacos, deste modo desempenha um papel cada vez mais relevante na vida dos atletas. Licenciada em Diatética e Nutrição, Bruna Ferreira, de 23 anos revela o seu testemunho enquanto atleta da academia e defensora da prática da atividade física, saúde e bem-estar.

Para a jovem é fulcral que surjam iniciativas que promovam a prática de atividade física aliada à vertente social, uma vez que ao praticar esta modalidade é possível criar laços com várias pessoas. “Sendo apologista de um estilo de vida saudável, só posso congratular esta iniciativa: a prática de atividade física concomitante a uma alimentação equilibrada são a base desse mesmo estilo de vida”, destaca.

“Padel é confiança na nossa dupla”

Para o CEO da 77’Academy, o padel é muito mais que um desporto. Com o surgir da academia esta modalidade tornou-se também trabalho, onde as horas de sono são reduzidas e a dedicação é a palavra-chave, mas nada que este considere como ponto negativo. A iniciativa é vista como motivo de convívio e trabalho de equipa. Se pudesse descrever o desporto em três palavras seriam: confiança, encorajar e entreajuda, destaca.

“O padel é confiança na nossa dupla, é encorajar o colega quando o jogo não está a correr como idealizávamos ou confortar quando somos derrotados. O padel é muito mais do que a simples dupla que nos acompanha, os nossos adversários, com os quais muitas vezes criamos amizades para a vida. O padel é uma forma de libertar energias nos dias mais difíceis e de partilha de alegrias nos dias mais felizes”, acrescenta Pedro Silva.

A opinião é unânime. A recém-licenciada em Diatética e Nutrição refere a importância que o padel teve na sua vida, sendo um desporto que engloba não só um número acrescido de vantagens a nível de saúde e bem-estar, mas também por juntar pessoas de todas as faixas etárias, e salienta já ter criado amizades com pessoas de todas as idades. Para a atleta, o padel é uma modalidade com um bom ambiente entre jogadores, onde é essencial haver uma boa relação entre a dupla, “o que fomenta um bom espírito de equipa”.

“A atividade física já era regular na minha rotina, no entanto, iniciei a prática de padel na 77’Academy em setembro do ano passado. Como nunca tinha praticado, e o clube dispõe de um professor de padel, aderi às aulas e sinto que tem sido uma mais-valia, o professor é muito acessível, sempre disposto a ajudar. Além disso, uma das características que gosto de destacar na academia é o facto de disponibilizarem o material (raquetes, bolas, etc.) de forma gratuita”, acrescenta Bruna Ferreira.

A jovem de 23 anos destaca que tem feito muitas amizades na 77’ e que “é muito bom chegar ao fim do dia, vir jogar e trocar ideias com os outros jogadores”. A experiência dos que frequentam a academia conta com largados elogios e Bruna Ferreira afirma que “tem sido uma experiência incrível” e ainda aconselha a que “todos experimentem”.

A modalidade tem tido uma adesão crescente ao longo dos anos e a sua expansão tem acontecido em todo o país, visto que há cada vez mais clubes porque há cada vez mais essa necessidade, resultado do aumento da procura.. O padel começou a ser praticado em Portugal no final do século passado, depois de ser introduzido em Espanha, e para Pedro Silva, “nos próximos anos, o padel tem tudo para ser uma das grandes apostas desportivas”.

Gift Card é novidade recente

Padel é uma modalidade em expansão

A Academia cresceu na cidade de Coimbra e o seu diretor destaca as vantagens, começando por referir a localização de fácil acesso. No momento de jogo, o material é emprestado gratuitamente e o espaço dispõe de balneários e de um bar. Na 77’Academy “são realizados eventos e torneios privados, para entidades ou organizações que queiram proporcionar momentos de convívio e descontração aos seus funcionários e até membros”, ressalva o CEO.

Além de todas estas características, a 77’ Academy dispõe de um cartão de Livre-Trânsito. O sócio 77 tem um conjunto de vantagens, como desconto no aluguer de campo, nos torneios da academia e no bar. O Pack Família concede também alguns descontos semelhantes ao Sócio 77, podendo toda a família usufruir do mesmo. “O Gift Card é uma novidade recente que os nossos clientes podem adquirir e consiste num cartão presente que pode ser utilizado na loja da academia (raquetes, vestuário de padel, etc) ou no pagamento de jogos, podendo ser carregado com qualquer quantia. Ultimamente, temos realizado alguns Giveaways nas nossas redes sociais, pelo que aconselho a que sigam e fiquem atentos às próximas novidades”.

A Academia conta com um treinador certificado pela Federação Portuguesa de Padel, sendo que o cliente pode agendar treinos de acordo com a sua disponibilidade.

Cobertura de campos outdoor em projeto

Sobre as perspetivas futuras do projeto, Pedro Silva frisou que um dos objetivos passava pela cobertura de três dos quatro campos outdoor, realçando que apesar do ambiente bastante elogiado pelos clientes, na altura do pôr-do-sol, considera fulcral esta adaptação para que, em dias de chuva, a adesão à reserva de campos se mantenha. O mesmo revelou que irão ter uma simbiose com o desporto escolar das escolas de Condeixa e também um centro de formação para professores.

Para este ano, já divulgaram nas redes sociais uma lista de eventos sociais, entre os quais está a iniciativa “Os Patudos”, um torneio solidário, organizado em parceria com o canil “Associação Os Patudos”, que já conta com a 2.ª edição e é realizado com o intuito de angariar fundos e produtos para esta mesma associação. “Teremos ainda torneio de Carnaval, celebração do 1o aniversário da academia, Halloween, São Martinho e Natal”, remata Pedro Silva.

a