Rui Moreira: O autarca que vira o cozinheiro de serviço nos jantares de domingo para a família

Rui de Carvalho de Araújo Moreira, mais conhecido como Rui Moreira, nasceu na cidade do Porto no dia 8 de agosto de 1956. Atualmente é Presidente da Câmara Municipal do Porto e encontra-se no cargo desde 2013, tendo sido reeleito em 2017 e 2021.

Por Gonçalo Augusto

Em entrevista ao Jornal Público, o autarca do município portuense considerou que ser eleito em 2013 foi o seu maior feito e que a sua maior particularidade foi o tempo de vida que o seu irmão Sebastião lhe deu, há 36 anos com a doação de um rim. Revelou ainda que onde se sente mais feliz é quando cozinha para a família nos jantares de domingo.

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Greenwich, em Londres, Inglaterra, concluiu o curso no ano de 1978, ano em que foi considerado o prémio do melhor aluno.

Quando acabou a sua licenciatura, Rui Moreira voltou ao norte do país com o intuito de defender os interesses da região e da cidade do Porto.  Destacou-se ainda como comentador, tanto na área da política como na área do desporto em várias estações de televisão.

A sua vida profissional foi sempre baseada na área empresarial, tanto em indústrias conserveiras como na navegação marítima.

Rui Moreira foi velejador internacional, tendo sido várias vezes campeão nacional em seniores e juniores em várias categorias. Nasceu portuense e com o passar do tempo tornou-se também um portista de gema, clube do qual se tornou membro do Conselho Consultivo.

O autarca cumpre o seu terceiro e último mandato enquanto Presidente da Câmara Municipal da cidade do Porto e em conversa com a TSF, considerou a construção do Terminal Intermodal de Campanhã e a reabertura do Mercado do Bolhão, após quatro anos, as obras mais relevantes durante o tempo em que esteve à frente da autarquia da cidade “invicta”.

Em 2025 deixará o cargo por lei, o que irá fazer depois disso ninguém sabe, o que não fará é suceder a Pinto da Costa na presidência do FC Porto, pois Rui Moreira já o confirmou.

Mas se há algo na vida do autarca que podemos ter a certeza é que continuará a cozinhar para a família nos jantares de domingo e a passar tempo com os seus entes mais queridos.