Barack Obama: Vencedor do Nobel da Paz e senhor do “Yes We Can”

“Yes, We Can” é uma das frases que o marca. Eleito o 44º presidente norte-americano, serviu o seu país e o seu povo de 2009 a 2017. Despediu-se da presidência em lágrimas, com um sentimento de dever cumprido. O seu nome é Barack Obama.

Por André Ferreira

Nascido a 4 de agosto de 1961, Barack Hussein Obama Jr., viveu a sua infância e adolescência entre o Hawai e a Indonésia. Uma separação dos pais, Barack Obama (economista) e Ann Dunham (antropóloga), fez com que a criança saísse muito cedo de Honolulu. Com 10 anos regressa às origens, para ser cuidado pelos avós.

No seu percurso académico passou pelo Occidental College de Los Angeles, a Columbia University em Nova Iorque e a Harvard Law School. Foi quando trabalhava na empresa de advogados Sidley&Austin, que conheceu Michelle Robinson, com quem viria a casar e a mudar-se para Chicago, e teria duas filhas posteriormente, Malia Ann e Natasha.

Obama sempre teve posições avançadas. Teve posições pró-aborto, pela regulação nas vendas de armas, a favor das uniões de facto, mas contra o casamento homossexual e apoiando um aumento dos impostos nas classes mais altas. Foi assim que acabou por chegar ao Senado em 2004.

Disputou o lugar democrata nas presidenciais com Hillary Clinton, que ganhou, e juntos tornaram-se os primeiros, negro e mulher, a disputar o lugar democrata.

Aquando da sua presidência, chocou muitos com as suas medidas. Desde a aprovação do casamento homossexual, à morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, entre muitas outras coisas. Em 2009, recebeu o Prémio Nobel da Paz, pelas ações tomadas nesse ano, para o fim de muitos conflitos.

Defendeu, em muitos dos seus discursos, que não há liberais nem conservadores, que não há uma América negra, branca, latina ou asiática, mas sim, os Estados Unidos da América como um só.

Com uma vida um pouco atribulada, Obama teve sempre o positivismo em si, e tem Martin Luther King como referência. Transmite sempre confiança e simpatia por todos… até mesmo para com aqueles que não apoiam as suas ideias.