Festival Jardins Efémeros em risco por falta de apoios

O Festival Jardins Efémeros costuma decorrer no mês de julho, em Viseu, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a valorização do património. Os concertos, exposições, performances, são feitos nos espaços icónicos de Viseu, como por exemplo a Sé de Viseu, a Igreja da Misericórdia, entre muitos outros.

Por Beatriz Reis

No próximo ano este evento poderá não decorrer, pois a associação cultural Pausa Possível não recebeu o financiamento da Direção-Geral das Artes, aviso feito pela presidente da associação, Sandra Oliveira.

Numa conferência de imprensa, a presidente disse que a atividade da Pausa Possível para os próximos dois anos, principalmente os Jardins Efémeros e a galeria de arte contemporânea Venha a Nós a Boa Morte, irá fechar “se não houver inversão da resolução dos resultados provisórios dos apoios sustentados” da DGArtes.

Anteriormente a Pausa Possível só recebia o financiamento do município de Viseu, mas desde 2017 que é também apoiada pela DGArtes.

Segundo Sandra Oliveira, este ano a associação enviou as candidaturas para receber o financiamento, mas ficaram em 23.º lugar, não tendo conseguido garantir os 240 mil euros da DGArtes, que solicitavam. Um dos parâmetros para definirem quem recebe depende “da existência ou não do apoio financeiro e interesse estratégico por parte dos municípios a que as estruturas candidatas pertencem”.

Apesar da associação Pausa Possível ter enviado a carta, a DGArtes, achou que a carta anexada na candidatura pelo município não fosse “suficientemente clara para que lhe fosse atribuída uma classificação adequada”.

a