Rota do Rancho regressa aos restaurantes de Viseu

A tradicional Rota do Rancho volta a Viseu para colocar em destaque o prato típico do concelho. De 11 a 13 de novembro, esta iguaria típica da região terá lugar especial nas ementas de 52 restaurantes, sem esquecer o acompanhamento dos belos vinhos do Dão.

Por Beatriz Guerra

A apresentação oficial da iniciativa realiza-se no dia 3 de novembro, pelas 18 horas, na sede da Associação Comercial do Distrito de Viseu, na Rua da Paz. O momento contará com uma degustação de Rancho à Moda de Viseu, acompanhado de vinhos do Dão, pelas 19 horas.

O Rancho à Moda de Viseu nasceu em tempos de guerra no Regimento de Infantaria Nº14. Nessa altura, a urgência em garantir a alimentação dos soldados levou o cozinheiro a elaborar um prato com todos os ingredientes que se encontravam à disposição. Da carne de galinha, porco e vaca, dos enchidos, grão-de-bico, batatas, macarrão e couves surgiu uma comida encorpada e calórica que garantiu a resistência dos militares sob as adversidades bélicas.

A iniciativa foi promovida pela Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), em parceria com o Município de Viseu, o Regimento de Infantaria Nº14 e a CVR Dão.

a