Cristina Azevedo Gomes tomou posso como presidente da Assembleia de Representantes

O presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), João Monney Paiva, conferiu posse no dia 22 de novembro à nova presidente da Assembleia de Representantes da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), Cristina Azevedo Gomes.

O ato académico, que surge na sequência da eleição ocorrida no seio da Assembleia de Representantes da ESEV no dia 24 de outubro, decorreu na sala do Conselho Geral do IPV, na presença de dirigentes, docentes, estudantes e funcionários da instituição.

Após a assinatura dos termos de posse, o presidente do Politécnico de Viseu, no seu discurso, começou por felicitar a professora Cristina Azevedo Gomes pela sua eleição, relevando estes atos como “a celebração da cultura democrática. As instituições vivem de eleições democráticas”. O professor João Monney Paiva prosseguiu a sua intervenção formulando votos para “um mandato repleto de muito sucesso no desempenho das suas funções a todos os membros que constituem este órgão”, manifestando ainda confiança do seu contributo para a instituição “perante os desafios que enfrentamos no cômputo geral”. A concluir, deixou ainda uma palavra de agradecimento e reconhecimento à anterior presidente da Assembleia de Representantes da ESEV, Isabel Aires de Matos.

Cristina Azevedo Gomes agradeceu as palavras do presidente do IPV e  prosseguiu com um reconhecimento público aos alunos, professores e funcionários pela “confiança depositada na Assembleia que agora toma posse”. Relevou a constituição do órgão, que “integra em harmonia a experiência e pessoas jovens, sangue novo”, e o sentir de toda a Assembleia “que tem como intuito trabalhar com empenho, dedicação e sentido estratégico, promovendo o diálogo com os demais órgãos da ESEV e do Instituto Politécnico”. Concluiu o seu discurso enfatizando que conta com todos para levar a cabo a missão, porque, como acentuou, “todos vestimos a camisola da Escola”.

Relembre-se que os membros que passam a integrar a Assembleia de Representantes da Escola Superior de Educação de Viseu foram empossados no dia 17 de outubro. Os novos elementos que passam a constituir o órgão são: Cristina Azevedo Gomes, Mafalda Matias, Esperança Ribeiro, Francisco Mendes, Isabel Aires de Matos, José Pereira, Maria Figueiredo, Maria Paula Carvalho, Leandro Cavadas e Paula Xavier (representantes dos professores); Ana Bela Homem e Eunice Silva (representantes do pessoal não docente); Bárbara Lopes, Miguel Graça e Pedro Catalarrana (representantes dos alunos). A Assembleia de Representantes é um órgão de gestão da ESEV constituído por quinze membros, eleitos por listas de entre os seus pares. O mandato é de quatro anos, dois para os representantes dos estudantes.

A presidente da Assembleia de Representantes da ESEV

Cristina Azevedo Gomes é docente e investigadora do Instituto Politécnico de Viseu. Professora coordenadora do Departamento de Comunicação e Arte da Escola Superior de Educação de Viseu, iniciou a sua atividade no dia 3 de dezembro de 1984. Presidente da ESEV de 2009 a 2016. Coordenou o Centro de Competência Nónio séc. XXI de Viseu e Guarda e o projeto Internet@EB1 e CBTIC@EB1 – Viseu. Investigadora coordenadora do Projeto VIAS | ViseuInterAgeStories, participa ainda em diversos projetos de investigação científica. Pertenceu à equipa coordenadora do projeto de investigação “schoolsenses”. Orientou vários trabalhos de mestrado e integrou vários júris de mestrado e doutoramento. Foi membro de diversas comissões organizadoras e científicas de eventos nacionais e internacionais. Integra a Steering Committee permanente do Simpósio Internacional de Informática Educativa. Possui Doutoramento em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra.