Liga Portugal 2 Sabseg: Nova vitória coloca Académico a três pontos dos lugares de subida

Na tarde deste domingo (30), o Académico recebeu e venceu no Fontelo a formação da B-SAD por 2-1. A equipa de Jorge Costa alcançou a segunda vitória consecutiva e agrega sete jogos sem conhecer o amargo sabor da derrota, em todas as competições.

Por Bianca Leão

Começo animado de pouca dura

A B-SAD entrou com tudo no encontro e logo aos 2’ Kikas introduziu a bola dentro da baliza de Grill. Para mal da equipa de Belém o golo foi imediatamente anulado por fora-de-jogo. A partida estava equilibrada e aos 11’ houve um novo golo anulado por posição irregular, desta vez ao Académico. Através das repetições transmitidas pela televisão responsável pelo jogo, Massimo partiu em posição legal.

Após estas duas infrações, aos 20’, o marcador foi inaugurado a valer! Clóvis após um erro de Henrique, fuzilou o guardião Gonçalo Tabuaço, e marcou o seu nono golo na 2ª Liga. A equipa que viajou de Lisboa tentou reagir, mas a defesa compacta do Académico não permitiu grandes ocasiões aos azuis. A primeira parte acabaria sem deixar muitas saudades aos espetadores.

Do banco saiu uma vitória caída do céu

O segundo tempo começou com a B-SAD a procurar o tento da igualdade. Com os beirões bastante retraídos no terreno, a equipa liderada por Nandinho sufocava o terço defensivo dos viseenses. Domen Grill, guarda-redes dos vestidos de negro, por duas vezes defendeu um golo certo, mas não conseguiu evitar o golo do empate aos 73’. Jefferson Souza isolado por Patrick Machado igualou o marcador.

Este golo marcado pela turma visitante foi completamente justificado e aos 87’ foi a B-SAD que voltou a marcar, por Kikas. Mais uma vez, o avançado foi apanhado em fora de jogo. Um minuto depois, o golo da vitória academista chegou. Yuri ao segundo poste, seguido de um cruzamento açucarado de Ramirez, atirou para o fundo das redes forasteiras para uma explosão de alegria no Fontelo. O extremo brasileiro que entrou no encontro com o decorrer da segunda parte, deu os três pontos ao Académico sem nada o justificar. Após este tento, os beirões ainda podiam ter feito o terceiro, novamente por Yuri, mas o jogo acabaria com o placar de 2-1.

Desta forma, o Académico subiu à turma dos 6º classificados com 16 pontos averbados, junto  do Tondela e da Vilafranquense (que jogará esta segunda-feira). Na próxima jornada a turma de Viseu irá deslocar-se até Oliveira de Azeméis para defrontar a Oliveirense.

Já a B-SAD, com esta derrota, encontra-se em penúltimo lugar com 8 pontos conquistados, em igualdade pontual com o Trofense, tendo a equipa da Trofa menos um jogo realizado. Dentro de uma semana, os azuis irão receber no Jamor a equipa do Estrela da Amadora.

Destaques Positivos

Clóvis (Académico) – Pode não ter sido o seu melhor jogo com o emblema beirão ao peito, mas graças ao golo marcado cimentou o 1º lugar na luta pela bota de ouro da competição.

Grill (Académico) – Foi graças ao guardião esloveno que o Académico conseguiu ganhar. Domen defendeu diversos remates praticados pela B-SAD, principalmente no segundo tempo, dois deles de forma quase milagrosa.

Destaques Negativos

Lesão de Massimo (Académico) – Aquela que tinha sido uma peça importante do conjunto academista nos últimos jogos, lesionou-se sozinho e possivelmente vai ser uma opção a menos para Jorge Costa nas próximas semanas. Coletivo (Académico) – Arrisco-me a dizer que foram dos piores 45 minutos apresentados pela formação beirã esta época. Não havia necessidade do “sufoco” passado na segunda metade do encontro. A B-SAD dominou em todo o terreno no segundo tempo muito por condescendência do Académico. Sorte que para a história ficam os 3 pontos conquistados e não a exibição.

a