Nélson Évora é a mais recente contratação do Barcelona

O atleta de 36 anos, vencedor da medalha de ouro na prova de salto triplo masculino nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, assinou com o Barcelona, terminando assim a sua época no Sporting.

Por Tifany Santos

Nélson Évora já representou Portugal inúmeras vezes em várias provas internacionais, tendo sido campeão do mundo do triplo salto em 2007, sendo que, neste mesmo ano, recebeu a Medalha Olímpica Nobre Guedes, e foi, também, vencedor da medalha de outro nos Jogos Olímpicos de Verão em 2008. Em agosto de 2018, o atleta foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.

A sua carreira, além de ter sido marcada por uma vasta coleção de títulos internacionais, Nélson Évora também marcou a sua carreira com várias lesões graves, tais como uma fratura de esforço na tíbia, em 2010, uma lesão no calcanhar em 2011 e, em 2012, uma nova fratura de esforço.

No passado dia 31 de dezembro de 2020, o atleta publicou na sua rede social Instagram uma fotografia onde vestia a camisola do clube catalão, e legendou-a com a seguinte frase “A vida não para de me surpreender! Més que un club, mais que um campeão!”

Em outubro de 2020, Nélson Évora viu por terminado o seu contrato com o Sporting, a menos de um ano dos Jogos Olímpicos. Além de ter estado três anos no Sporting (2017-2020), o atleta passou por mais dois clubes portugueses, o FC. Porto e o Benfica, sendo que neste último, esteve presente durante mais de uma década.

O atleta de triplo salto irá continuar a trabalhar com o cubano Ivan Pedroso, em Guadalajara, uma vez que este se encontra em preparação para os Jogos de Tóquio, apesar de ter assinado com os catalães.

a