Liverpool dominador atropela Arsenal

Em partida a contar para a 12ª jornada da Premier League, o Liverpool goleou o Arsenal por 4-0. Diogo Jota liderou o ataque dos Reds e marcou um dos golos da partida disputada em Anfield.

Por Kevin Santos

Depois de um arranque de temporada negativo, o Arsenal chegava a Anfield a apenas 2 pontos da equipa da casa, que havia sofrido a primeira da derrota da temporada na jornada anterior, frente ao West Ham. Fustigados por uma onda de lesões, os Reds apresentaram um trio inédito no meio-campo, com Fabinho, Thiago e Alex Oxlade-Chamberlain. Nuno Tavares foi titular na defesa do Arsenal.

Durante os primeiros 25 minutos, o Liverpool dominou o jogo, mas sentiu grandes dificuldades para ultrapassar a organização defensiva dos Gunners. A primeira oportunidade de golo surgiu aos 27 minutos, por Thiago Alcântara. Van Dijk bombeou a bola para Trent Alexander-Arnold, que cruzou e, após alívio de Ben White, Thiago rematou para defesa difícil de Aaron Ramsdale, que negou, também, a recarga de Sadio Mané. Um presságio do que estava para vir.

Aos 31 minutos, Lacazette introduz a bola na baliza de Alisson Becker, mas o lance é anulado por posição irregular de Aubameyang. Quatro minutos depois, Ramsdale volta a brilhar. Mané lançou Tsimikas, que em cima da linha de fundo, cruzou para a conclusão de Salah. O egípcio viu o golo ser-lhe negado pelo ex-guarda redes do Sheffield United. A pressão do Liverpool causava estragos no Arsenal e somavam oportunidades. Adivinha-se o golo dos Reds.

O golo chegou através de um livre cobrado por Trent Alexander-Arnold. O jovem lateral inglês lançou a bola para a área e Mané cabeceou para o fundo das redes. Aos 39 minutos, o Liverpool adiantava-se no marcador. Três minutos depois, o Arsenal conseguiu o primeiro remate enquadrado com a baliza, por Sambi Lokonga, mas sem perigo.

A segunda parte começou com o Liverpool ainda mais dominador e Chamberlain esteve perto de marcar, após uma recuperação de Fabinho. Dois minutos depois, Nuno Tavares comete um erro e acaba por “assistir” Diogo Jota, que sentou Ben White e Aaron Ramsdale, antes de concretizar o segundo golo dos homens da casa.

A intensidade dos pupilos de Klopp continuava a causar estragos na defesa do Arsenal e apenas Ramsdale prevenia a humilhação dos londrinos. Apenas aos 65 minutos, a equipa de Arteta conseguiu criar perigo, por intermédio de Aubameyang, que obrigou Alisson a uma defesa difícil. Três minutos depois, mais uma defesa incrível de Ramsdale a negar o bis a Diogo Jota. Mas, aos 73 minutos, o Liverpool chegou mesmo ao 3-0, com Salah a concluir uma jogada coletiva, que começou em Alisson Becker.

A melhor oportunidade do Arsenal foi aos 75 minutos, com um remate perigosíssimo de Thomas Partey. Um minuto depois, Minamino entrou para o lugar de Jota e, com o seu primeiro toque na bola, fez o 4-0. Depois de um cruzamento milimétrico de Alexander-Arnold, o japonês só teve de encostar.

Com esta derrota, o Arsenal mantém o quinto lugar na Premier League, com 20 pontos. O Liverpool, por outro lado, sobe, à condição, ao segundo posto do principal escalão do futebol inglês, com 25 pontos.

Na próxima quarta-feira, o Liverpool irá defrontar o Futebol Clube do Porto, em jogo a contar para a Liga dos Campeões.

a