Mais de 1500 caminheiros na “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé”

A iniciativa faz parte da estratégia de Walking & Cycling e teve este ano a sua primeira edição de 29 de maio a 8 de outubro. Foi um sucesso que superou todas as expetativas com 14 caminhadas nos diferentes municípios da região Viseu Dão Lafões.

O conjunto de caminhadas “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé”, contou com mais de 1500 participantes no total de todas as suas atividades ao longo deste verão. Com o objetivo de ativar a Rede de Percursos Pedestres da região, a iniciativa foi desenvolvida com a colaboração de todos os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. 

No primeiro dia da campanha, a 29 de maio, os participantes percorreram os trilhos da Reserva Botânica do Cambarinho, em Vouzela. A partir daí, os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Satão, Viseu, Santa Comba Dão e Tondela proporcionaram uma caminhada que promovesse e valoriza-se o melhor do seu território. Vila Nova de Paiva foi o último município com a sua caminhada a 8 de outubro.

O presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, quer que “este território seja a escolha natural para quem procura os melhores trilhos pedestres e percursos de bicicleta no país” e garante que estão a trabalhar para que tal aconteça. “A região tem fortes argumentos para que assim seja, em todos os seus 14 municípios”, sublinhou agradecendo ainda “a todos os que participaram nesta primeira edição ajudando a transformá-la num sucesso”.

Dr. Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, numa das 14 caminhadas da “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé”

Na opinião de Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM, “as mais de mil e quinhentas pessoas que participaram nas 14 caminhadas tiveram a oportunidade de comprovar as condições privilegiadas que este território oferece aos adeptos do turismo ativo e de natureza”.  Nuno Martinho afirma que “são 1700 quilómetros de percursos pedestres, de circuitos de BTT e de trail que estão disponíveis para todos os que deles querem usufruir”, deixando clara ainda a vontade de fazer deles “uma fonte cada vez mais importante de atração turística e de dinamização do território”.

Com esta iniciativa, os amantes do turismo de natureza ficaram a conhecer alguns dos melhores percursos e locais de interesse nas áreas do turismo ativo, do património natural, cultural e histórico, sem esquecer o enoturismo, a gastronomia e o bem-estar. As 14 caminhadas apresentaram níveis de dificuldade fácil ou médio e todos os caminhantes receberam um kit de participante, que incluía uma t-shirt alusiva à atividade. 

A iniciativa “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” faz parte de um projeto mais vasto, que pretende implementar percursos pedestres, centros BTT e centros de trail em toda a região. O investimento superior a 500.000 euros por parte da CIM promoveu intervenções de qualificação e sinalização que contribuíram para a valorização e melhor utilização de diversos percursos pedestres e cicláveis.

a