Congresso da SOPCOM homenageia Paquete de Oliveira

“20 anos de investigação em Portugal”. É este o mote para o X Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, que reúne os investigadores da área já nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro. Paquete de Oliveira, jornalista e investigador falecido em 2016, será homenageado e inspirou a criação de um prémio para a melhor tese de doutoramento apresentada.

A SOPCOM – Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação – prepara-se para comemorar no fim do mês de novembro 20 anos de investigação em Portugal com um congresso na cidade de Viseu. É a primeira vez que um Instituto Politécnico, com organização independente, vai receber a reunião dos investigadores das ciências da comunicação.

Para Teresa Barros, coordenadora da Comissão Organizadora do Congresso e docente na Escola Superior de Educação de Viseu, o objetivo principal do encontro passa pela participação da comunidade académica, que conta nesta edição com a atribuição de um prémio à melhor tese de doutoramento na área da comunicação. “Fazer participar os alunos, de licenciatura, mestrado e doutoramento. E, o mais interessante desta comemoração, porque este ano se trata de uma comemoração, é o instituirmos um prémio para uma tese de doutoramento na área das Ciências da Comunicação”, explica.

O referido prémio Paquete de Oliveira faz parte da homenagem da instituição ao jornalista e investigador que nos deixou em 2016.

O X Congresso da SOPCOM vai contar com diversas comunicações temáticas, dentro das ciências da comunicação, com uma novidade: o tema Turismo e Território, que visa constituir um novo grupo de trabalho dentro da instituição, como explica Teresa Barros, pelo forte contributo que tem para a economia nacional.

Para além do Turismo e Território, as apresentações dos investigadores, portugueses e estrangeiros, estarão inseridas em mais 16 áreas temáticas, das quais também faz parte Rádio e Meios Sonoros.

O Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação decorre de 27 a 29 de novembro nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu.

Texto e audio: João Pereira