Alexandre Sampaio: “todos temos ideias preconcebidas”

Alexandre Sampaio, que trabalha em várias áreas artísticas, mas sobretudo em artes performativas e em fotografia, falou ao #dacomunicação sobre o seu mais recente projeto, “A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça”, do qual é encenador.

Por António Ferreira, Carlos Alves, Carolina Pereira e Carolina Vicente

Estudante de ciências e bioquímica, Alexandre Sampaio começou a exercer no Teatro Universitário de Aveiro: “fiz todo o percurso académico acompanhado com o teatro, teatro experimental”.

Considerando o seu percurso no mundo das artes, e a questão da desconstrução de estereótipos através da mesma vertente artística, Alexandre Sampaio refere que “todos temos ideias preconcebidas, sobretudo para termos alguma segurança”. “Depois, cabe-nos também relativizar isso para perceber que, na verdade, somos todos diferentes. Temos todos uma identidade ligeiramente diferente e com nuances”, explicou o encenador.

Ainda no processo de desenvolvimento, o projeto “Uma toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça” está agora à procura de candidatos a desempenhar o papel das personagens, em palco.

O projeto “A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça” tem o apoio à Criação de Projetos de Intervenção Artística do Politécnico de Viseu e é seu objetivo a (co)construção de um espetáculo de teatro para famílias com a comunidade de alunos do PV.