Anunciada a lista dos finalistas do Prémio São Paulo de Literatura

No último sábado (17) foi divulgada a lista de finalistas do Prémio São Paulo de Literatura, que se realiza no Brasil. Na competição, são nomeados 20 escritores ao total, sendo 10 para o melhor livro do ano e 10 para o melhor autor estreante. Nota-se a maior presença feminina entre os finalistas, as autoras mulheres estão por trás de 13 dos 20 títulos da lista. Editoras independentes são destaque nos romances de estreia.

Por Sarah Dalla e Leonardo Oliveira de Lira

Criado em 2008 a partir de um projeto da secretaria de Estado da cultura, a competição perdura até o presente com o objetivo de estimular a leitura no Estado. Entretanto, a seção de inscrição é aberta para autores de todas as regiões do país, mas também para estrangeiros que utilizem da língua portuguesa em seus livros que foram publicados no Brasil.

O prémio é dedicado às categorias de melhor livro do ano e o melhor autor estreante, sendo oferecido a cada vencedor a quantia de 200 mil reais, esse montante acaba por manter o concurso como o maior e mais cobiçado dos últimos 14 anos de edição. Em 2022 o registro de candidaturas foi de 317, superando o ano passado que foram 281.

O anúncio dos vencedores será divulgado até o final de 2022, dentre os finalistas da categoria Melhor Romance do Ano de 2021 pode-se destacar Aline Bei, que escreveu “Pequena Coreografia do Adeus” (Editora Schwarcz), Fernando Bonassi, com “Degeneração” (Editora Record) e Andréa Del Fuego, de “A Pediatra” (Editora Schwarcz). Já na categoria de Melhor Romance de Estreia do Ano de 2021, aparecem os nomes de Fábio Horácio-Castro, com “O Réptil Melancólico” (Editora Record), Rita Carelli, que escreveu “Terrapreta” (Editora 34), entre outros nomes promissores.

a