Festival vistacurta premeia as melhores curtas-metragem de Viseu

O Cine Clube de Viseu apresenta a 12ª edição do concurso vistacurta, que se realizará de 11 a 15 de outubro de 2022. O festival tem como objetivo a aposta na produção cinematográfica com particular foco na produção regional, realizados por viseenses ou gravados na cidade de Viriato.

Por João Martins

O festival vistacurta contempla várias atividades, como sessões de filmes, exposições ligadas ao mundo do cinema, masterclasses e concertos, tendo nas passadas edições contado com a presença de artistas como Rui Reininho, Eduardo Brito e Bruno Caetano. O principal objetivo do evento é a competição de curtas-metragens que, para José Pedro Pinto, membro da direção do Cine Clube de Viseu, surgiu com o intuito de “conseguir dar espaço” aos trabalhos realizados em Viseu ou por viseenses.

As inscrições para o festival estão abertas até ao próximo dia 30 de junho de 2022, através do preenchimento do formulário no site oficial do evento, em https://vistacurta.pt/. O festival tem duas categorias a concurso, melhor filme “Produção Local” e melhor filme “Produção Nacional”, sendo que o vencedor de cada vertente ganha um prémio monetário de 1500€. A seleção das curtas a concurso é da responsabilidade de um júri, composto por profissionais de cinema e de especialistas convidados pelo Cine Clube de Viseu, e o anúncio dos finalistas está marcado para o dia 4 de setembro de 2022.

A primeira edição do vistacurta foi em 2010 e desde então o formato do evento tem vindo a sofrer várias alterações. O festival era realizado apenas numa noite, na praça D. Duarte, em Viseu, e contava com a passagem de filmes numa tela ao ar-livre. Com o passar dos anos, e com a valorização do festival e maiores apoios provenientes da Câmara Municipal de Viseu, o vistacurta tem agora a duração de uma semana.

A cada edição realizada o número de participantes tem vindo aumentar e nem a pandemia da Covid-19 assustou os realizadores locais. José Pedro Pinto, membro da direção do Cine Clube de Viseu, realça que “na edição do ano passado, e devido à pandemia, a organização estava pessimista em relação aos participantes”, receio esse que foi quebrado pelos cerca de 250 participantes que decidiram mostrar o seu trabalho ao júri do concurso.

Esta iniciativa é levada a cabo pelo Cine Clube de Viseu que trabalha em prol da dinamização do cinema e fundada em 1955 com o propósito de oferecer aos viseenses uma sala de cinema na cidade, para que os habitantes da cidade de viriato não tivessem que se deslocar a outras cidades para terem acesso ao mundo do cinema.


a