O que é ter 20 e poucos anos no século XXI?

Sabe, ultimamente eu ando pensando sobre esses 20 e poucos anos… O que é ter 20 e poucos anos no século XXI? Acredito que eu não seja a única que sinta a pressão que os jovens de 20 e poucos anos sentem. É olharem para a nós e dizerem “Você tem 20 e poucos anos, ainda tem muito chão pela frente, começou a vida agora”, mas será que é mesmo dessa maneira? Sinto que seja um pouco diferente desse mar cheio de possibilidades.

Opinião de Fernanda Sant’Ana

Hoje em dia, o jovem de 20 e poucos anos sofre uma pressão gigantesca, para ser o melhor, ser bem sucedido, ir para uma faculdade, aos 25 estar no mestrado ou ter uma segunda formação, não descansar, pois precisa gastar toda a sua “energia de jovem” para sem bem sucedido, e acreditar que depois dos 29, já não existe mais nada. Mas, eu acabei reparando que isso não é apenas sobre os jovens de 20 anos.

Não importa a idade, sempre vamos ter a ideia de que precisamos correr contra o tempo para sermos bem sucedidos. O sistema no qual vivemos, coloca em nós um prazo de validade. Como se não fosse possível mais sonhar a partir dos 35 anos, e essa realidade chega a ser assustadora.

Com 20 e poucos anos, estamos começando a vida, mas aos 40 anos, também estamos começando a vida, ou recomeçando. Talvez eu não saiba qual é o meu sonho aos 20 anos, talvez eu descubra aos 45 o que eu quero fazer.

Talvez aos 50 eu descubra algo que faça com que eu me sinta viva, e queira fazer isso com o tempo que eu tenho. Não digo que não devemos ter projetos ou que não devemos visualizar um futuro bom para nós.

A questão é que, não deveríamos ter um prazo de validade, os nossos sonhos são nossos, as nossas ambições são nossas, e não deveriam ter um prazo de validade. Temos de produzir o tempo todo, e caso percamos a nossa validade, já não temos mais serventia.

Você é um ser humano!

“O excesso do aumento no desempenho provoca o infarto da alma”. (A Sociedade do Cansaço – Byung-Chul Han)

a