Covid-19 “empurra” Mundiais de Natação para 2023

Segundo a organização e a FINA (Federação Internacional de Natação), os Mundiais de Natação foram adiados para 2023, devido às restrições nas viagens internacionais impostas pelo Japão, país que recebe a competição.

Por Tânia Chaves

Os Mundiais de Natação que decorriam em maio de 2022, em Fukuoka, Japão, foram adiados para 2023. Em causa estão várias restrições impostas devido à pandemia da Covid-19.

Inicialmente, a competição estava agendada para o verão de 2021, mas a FINA decidiu adiar para maio de 2022, de modo a evitar alguma proximidade com os Jogos Olímpicos de Tóquio que, consequentemente, também viriam a ser adiados.

Em conferência de imprensa, Soichiro Takashima, presidente da câmara de Fukuoka, lamenta o adiamento, afirmando que “é verdadeiramente dececionante o adiamento dos Mundiais, se pensarmos quanto os nadadores e os adeptos esperam pelo momento”.

Após o anúncio da organização e da FIMA, na passada segunda-feira (24), espera-se agora, que os Mundiais de Natação decorram a partir de julho de 2023.

a