Antevisão: Jornada 17 da Liga Portugal Bwin, a última da primeira volta

Santa Clara e Sporting dão o pontapé de saída na 17.ª jornada da Primeira Liga, numa ronda em que o “novo” Benfica se mostra, pela primeira vez, aos benfiquistas na Luz.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

O Sporting entra em campo esta sexta-feira diante do Santa Clara com o objetivo de somar a 12.ª vitória consecutiva no campeonato e pressionar o Porto, que só joga no sábado. Os leões não poderão contar com Rúben Amorim. O treinador testou positivo à Covid-19 e não estará no banco. Desde a subida de divisão nunca o Santa Clara conseguiu tirar pontos ao Sporting. Nos últimos seis confrontos entre as equipas o resultado final foi sempre o mesmo, vitória para os verdes e brancos.

Colado ao Sporting está o Porto. Os dragões, que são líderes face a um coeficiente entre golos marcados e sofridos melhor que o Sporting, visitam o Estoril. Um jogo que já começou fora de campo. O clube da linha conta com vários casos positivos de Covid-19 no plantel e o adiamento do jogo chegou a ser hipótese. Ainda assim, o Estoril anunciou na passada terça-feira que vai a jogo frente aos dragões. O Porto vem embalado por duas vitórias contra o Benfica. Já o Estoril não vence, para todas as competições, há três jogos.

O Benfica entra em campo no domingo. A equipa, agora orientada por Nélson Veríssimo, procura dar um pontapé na crise. As águias perderam os últimos dois jogos, com o ónus de terem sido duas derrotas em clássicos. Será a primeira vez que o “novo” Benfica joga perante o seu público, na Luz. O adversário é o Paços de Ferreira, equipa que só sabe vencer desde que César Peixoto assumiu o comando técnico. Os castores não poderão contar com o seu treinador no banco, já que este está positivo à Covid-19. O histórico de confrontos deixa boas perspetivas para os encarnados. A última vez que o Benfica perdeu pontos em casa, para o campeonato, frente ao Paços de Ferreira foi em 2000/01.

Nesta jornada destaque para três dérbis minhotos. O Vizela recebe, no sábado, o Moreirense. Já o Braga, no domingo, joga em casa diante do Famalicão. A jornada encerra na segunda-feira com um Gil Vicente – Vitória.

a