União Europeia canaliza ajuda de emergência para Tonga

Em comunicado, a UE anunciou que está a enviar ajuda humanitária para Tonga, depois do pedido das autoridades do arquipélago do Pacifico.

Por Tânia Chaves

Na sequência de um pedido de assistência, a UE está a canalizar a ajuda para Tonga após a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga H’apai e do tsunami no Pacífico Sul. Um primeiro navio deixou já a Polinésia Francesa para ajudar as ilhas afetadas.

Através do seu Mecanismo de Proteção Civil, a União Europeia (UE) está a coordenar com a França a entrega de 30 toneladas de ajuda, incluindo duas unidades de purificação de água, 4.000 litros de água potável, ´kits´ de higiene, tendas de campanha familiares, ferramentas, cordas, e alimentos não perecíveis.

Assim, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE, disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, está em contacto regular com as autoridades de Tonga e com a Delegação da UE nas ilhas Fiji. Além disso, o Serviço de Emergência Copernicus da UE produziu imagens espaciais para avaliar o grau de destruição no arquipélago de Tonga.

A Comissão Europeia coordena a entrega e financia 75 % dos custos de transporte. Esta assistência material vem juntar-se a 200 000 euros, que complementam o financiamento inicial da ajuda humanitária de emergência da UE à Cruz Vermelha de Tonga, a fim de ajudar as comunidades mais afetadas.

a