Crianças vacinadas em Viseu com muita animação à mistura

O Município de Viseu, durante o mês de janeiro, proporciona atividades de animação para as crianças dos 5 aos 11 anos, que vão ser vacinadas contra a Covid-19.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

O Centro de Vacinação, localizado no Pavilhão Multiusos de Viseu, recebe, por estes dias, e ao longo dos próximos fins de semana, crianças entre os 5 e os 11 anos. A pequenada, que vai tomar a vacina contra a Covid-19, é recebida com pequenos momentos de diversão, como espetáculos de magia, dança, música, contos de histórias e pequenos exercícios físicos.

A programação foi organizada pelo Município de Viseu, de modo a tornar este processo mais confortável, acolhedor e dinâmico. reduzindo assim a ansiedade e receio que muitas crianças têm em torno da vacinação. De acordo com a Vereadora da Saúde, Dr.ª Mara Almeida, este procedimento “nem sempre é fácil para os mais pequenos”, pelo que é necessário “unir esforços para lhes poder proporcionar uma experiência positiva”.

Para a Vereadora da Saúde, estas ações vêm complementar todo um trabalho dos profissionais de saúde e voluntários presentes no Centro que são elementos fundamentais para o sucesso do processo de vacinação.

A Dr.ª Mara Almeida refere que se tem registado “uma boa adesão nas faixas etárias mais novas à toma da vacina, o que é fundamental na minimização do risco de contágios, especialmente numa altura em que retomam o ano letivo presencial, nas escolas”.

Atualmente, encontra-se a decorrer o processo de vacinação para as mais novos. Nos dois próximos fins de semana, de 15 e 16 e 22 e 23 de janeiro, o programa de vacinação continua.

a