As tradições na mesa de Natal dos viseenses

Nesta época natalícia e com o Natal a chegar, os viseenses não dispensam as rabanadas, os sonhos, as filhoses, o bolo-rei e os chocolates. Para a ceia, não abdicam do bacalhau na véspera e do peru no dia de Natal.

Por Carlos Coelho e Francisco Alves

Cristina Afonso, bancária, afirma que a essência do Natal está a perder-se, cada vez mais devido ao medo de estar com as pessoas. O uso da máscara e a falta de esperança para o fim desta pandemia acabam por ser os principais fatores. Mas para a jovem Filipa Sousa, apesar de todas as restrições, o Natal continua a ter o mesmo peso e acaba por juntar quase 40 pessoas na sua casa para celebrar o nascimento de Jesus.

Com medo de apanhar longas filas nas lojas, a maioria das pessoas costuma comprar as prendas com alguma antecedência. As pessoas mais reservadas preferem encomendar e não correr qualquer tipo de risco nas lojas físicas. Ao contrário, Ana Mendes, faz uma pequena lista com todos os presentes que quer oferecer e vai de loja em loja comparar os preços.

Habituada a grandes confusões na véspera de Natal, Maria Carvalho, responsável por uma loja de brinquedos na rua Direita, diz que o Natal é o momento festivo que mais adora. Devido à construção dos grandes centros comerciais em Viseu, sente que as pessoas preferem ir para esses sítios e deixam este tipo de comércio de rua de parte.

Com os seus 65 anos, é uma fã declarada de chocolates, especialmente de Mon Chéri. Como ainda não tem netos, Maria Carvalho costuma oferecer dinheiro e chocolates à maior parte dos seus familiares.

 João Xavier, representante da Casa da Sorte de Viseu, sente que “os jogos no mês de dezembro vendem-se mais, quer a raspadinha, quer a lotaria, por ser um mês que as pessoas gostam de utilizar os jogos como prenda aos familiares”.

Para Rui Tavares, agente da PSP, o Natal é uma festa de família e união, porém vai ter que o passar a trabalhar. Já a passagem de ano “não tem tanta importância.” Com o Natal à porta, a Câmara Municipal de Viseu acendeu no dia 1 de dezembro as luzes de Natal, para aumentar o espírito natalício à volta da cidade.

a