Festival “Lugar Futuro” arranca amanhã em Viseu

Entre os dias 20 e 22 de novembro, irá realizar-se o festival “Lugar Futuro” no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude em Viseu. O evento promove os jovens criadores e intérpretes de dança e ser uma plataforma para a estreia de novas obras, bem como para a reposição de “primeiras obras” de estudantes de dança ou de coreógrafos emergentes.

Por Rafaela Pires de Lima

Com a direção artística de Leonor Keil, o programa é composto pela apresentação de espetáculos e masterclasses, com o objetivo de trocar experiências entre escolas de dança, alunos, professores, criadores e intérpretes participantes.

Este que será o primeiro ano do festival em Viseu, poderá contar com a participação de alunos do curso de dança da escola belga Kunsthumaniora Hedendaagse Dans e com a Academia de Dança de Setúbal, uma das escolas nacionais mais antigas e reputadas.

No evento será reposta a obra “Andantes Moderatos” que a coreógrafa São Castro criou para os alunos finalistas e ex-alunos da Escola de Dança Lugar Presente, com música ao vivo do grupo Galo Cant’às Duas.

A apresentação de um conjunto selecionado de Primeiras Obras da autoria de jovens coreógrafos portugueses e estrangeiros será um dos pontos altos do fim de semana.

O festival apresenta-se como uma plataforma “vibrante” para os jovens artistas e para coreógrafos já conceituados, oferecendo ao público uma viagem na dança contemporânea. Devido às normas impostas pela Direção Geral de Saúde, a lotação de público será reduzida e os participantes estrangeiros serão apresentados em formato livestreaming com difusão em tempo real para todo o mundo.