Instituto Politécnico de Viseu apresenta a 18.ª edição do Concurso Regional Poliempreende

No passado dia 13 de dezembro, decorreu na Aula Magna no IPV a apresentação da 18.ª edição do Poliempreende. A sessão teve início às 14h30, com José dos Santos Costa, presidente do IPV. Os alunos representantes dos projetos vencedores receberam os prémios da última edição.

Por Tânia Chaves e Patrícia Lourenço

Apresentados por Miguel Mota, professor coordenador do Poliempreende do IPV, os projetos vencedores da 17ª edição foram anunciados durante a sessão. Margarida Lourosa, com o projeto “Honeybed”, foi a vencedora do primeiro prémio. Artur Novais, Joice Neuza e Paulo Gonçalves, mentores do projeto “EasyBusy”, foram os alunos congratulados com o segundo lugar. O projeto “Locate”, de Pedro Ramos e António Ligeiro recebeu o 3ª prémio. O prémio CGD foi entregue à aluna Daniela Dias com o projeto “Ponto e Vírgula”, no combate à violência doméstica.

Antes da cerimónia, Ana Pais, ex-aluna da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, partilhou o seu testemunho enquanto empreendedora. A par com a prima, Carla Pereira, a empresária criou a “Beesweet”, uma marca de mel. Situada em Oliveira de Azeméis, a marca “surge do sonho de promover a proteção da abelha e apresentar ao mundo produtos inovadores com base no mel”, admitiu a empresária.

Com base “apenas em produtos certificados”, a “Beesweet” é uma empresa reconhecida nacionalmente, “através de várias parcerias com chefes portugueses”. Tia Cátia, Filipa Gomes e Chakall, são alguns dos exemplos. Uma vez que Ana Pais e Carla Pereira sempre ambicionaram que “a empresa fosse além-fronteiras”, em 2019 a marca foi a vencedora do European Business Awards. Além disso, as internacionalizações passaram também por “Macau e EUA”.

A sessão terminou às 16h00, com o lançamento da 18ª edição do Concurso Regional Poliempreende para 2022. Luísa Augusto, Coordenadora Poliempreende IPV foi a moderadora do discurso, a par com as restantes Coordenadoras das diversas escolas que integram o Instituto Politécnico de Viseu.