F1: Hamilton vence em Jidá e adia a decisão do título para a última corrida

Com os dois Mercedes a saírem dos lugares cimeiros da tabela, o britânico Lewis Hamilton venceu numa corrida polémica. Num circuito citadino que podia dar o primeiro título ao neerlandês da Red Bull, Max Verstappen arrancou da terceira posição após um desaire na qualificação de sábado e terminou em segundo. Valtteri Bottas (Mercedes) fechou o pódio.

Por Tânia Chaves

Numa corrida marcada por vários incidentes e penalizações, Hamilton terminou com a volta mais rápida. Tinham passado apenas 10 voltas desde o início da corrida quando o safety car entrou em pista após um incidente com Mick Schumacher.

Cinco voltas depois, nova bandeira vermelha após acidente no circuito da Arábia Saudita, com três pilotos envolvidos, Mazepin (Haas), Pérez (Red Bull) e Russell (Williams). Volta 17, um novo arranque com Esteban Ocon (Alpine) a sair da pole, Hamilton em segundo e Verstappen em terceiro após penalização. Depois da segunda bandeira vermelha, o neerlandês saltou para o primeiro lugar, após um arranque fulminante.

A 13 voltas do fim (37/50), luta fervorosa entre os dois pilotos candidatos ao título, com Max Verstappen na liderança da corrida e Lewis Hamilton a ameaçar a subida ao primeiro posto. Perante o confronto, pequeno incidente entre os dois, com o neerlandês (Verstappen) penalizado em 5s. Ambos os pilotos estiveram sob investigação da direção de corrida.

Com o primeiro lugar no pódio da Arábia Saudita, Hamilton chega à última prova do campeonato com igualdade pontual (369,5 pontos) perante o líder Max Verstappen. O piloto da Red Bull tem vantagem no desempate por somar maior número de vitórias na temporada (nove contra oito).

Assim, Max Verstappen procura carimbar o primeiro título de campeão mundial. Já Lewis Hamilton, em caso de triunfo na última corrida, garante a 8ª vitória em campeonatos do mundo de F1. O duelo de Abu Dhabi está agendado para o dia 12 de dezembro.

a