Presidente de Turismo do Centro reforça importância da aposta no mercado interno

No passado dia 3 de dezembro, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, defendeu, em Aveiro, a importância de se reforçar a aposta no mercado interno, enquanto motor de desenvolvimento turístico.

Por Ana Sofia Simão e Letícia Silva

“Parte significativa dos bons resultados que reconquistámos em 2021, deste processo de recuperação, deveu-se a termos voltado a olhar para o mercado interno. Portugal redescobriu as suas valências e as suas capacidades de poder gerar e atrair cada vez mais visitantes”, referiu Pedro Machado na sessão de encerramento do 46.º Congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

A sessão de encerramento também contou com a presença de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT. No dia 1 de dezembro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na sessão de abertura do evento. Ao longo dos três dias de congresso, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras de Álvaro Siza Vieira, ministro da Economia, Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro, e muitas personalidades ligadas ao setor do Turismo.

Na sua intervenção, Pedro Machado reforçou que, para que o mercado interno continue a florescer, é necessário que o Governo olhe com redobrada atenção para as entidades regionais de turismo. 

A atenção especial que deve ser dada ao mercado nacional deve ser complementada com a atração de visitantes estrangeiros, em particular de Espanha. Pedro Machado ainda disse que “Portugal tem a mais-valia de ser um exemplo internacional no clean and safe, que seguramente nos vai permitir, num espaço curto de tempo, retomarmos o turismo internacional. A relação com Espanha, com quem trabalhamos há 3 anos, tem vindo claramente a dar resultados muito positivos. Este mercado, que tem 50 milhões de consumidores aqui ao lado, é particularmente relevante no trabalho conjunto de geramos negócio, também para os operadores e para as agências de viagens”.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal lembrou ainda que a pandemia trouxe oportunidades a destinos turísticos menos massificados.

O 46.º Congresso da APAVT realizou-se de 1 a 3 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro. O evento contou com o apoio da Turismo Centro de Portugal.

a