Sporting goleou o Benfica na Luz por 3-1

O campeão nacional venceu e convenceu na Luz, no dérbi da capital. A equipa de Rúben Amorim fez três golos, Paulinho (2) e o jovem Matheus Nunes. Ainda assim “leões” e “águias” viram dois golos anulados, um para cada lado. Nos minutos finais Pizzi reduziu para o Benfica.

Por Tânia Chaves

Sem João Palhinha (lesão) e Coates (infeção por COVID-19), o Sporting deslocou-se à Luz e garantiu os três pontos, num duelo a contar para a 13ª jornada. Numa primeira parte bastante dividida para os dois lados, o Sporting mostrou sempre mais e acabou por fazer o 1-0 logo aos 8’ por Pablo Sarabia.

Após o golo, o conjunto da casa reagiu rapidamente, com Grimaldo a testar os reflexos de António Adán. O Benfica ameaçou e criou perigo, mas continuava a faltar a eficácia no ataque encarnado. Aos 38 minutos o Sporting voltou a mexer no marcador, com Paulinho a fazer o segundo da partida que viria a ser anulado. O avançado estava 24 cm em fora de jogo.

Durante toda a primeira parte, foi a equipa de Jorge Jesus quem teve mais posse de bola, porém, fez apenas um remate à baliza verde e branca. Mais capacidade do Sporting para chegar ao último terço do terreno e criar situações de perigo.

No início do segundo tempo, as “águias” ameaçaram com várias oportunidades para igualar a partida. Darwin subiu nas alturas, mas cabeceou para o ferro da baliza de Adán. Aos 62’ novo golo do Sporting com Paulinho a bisar e a dar o 2-0 à equipa, depois de ter visto o golo anulado na primeira parte. Aos 65’ Rafa esteve muito perto de reduzir, mas mais uma vez Adán negou o golo à equipa da casa.

Num momento em que o Benfica estava por cima no jogo, Matheus Nunes fez o terceiro para os leoninos, aos 68’, após um contra-ataque fulminante da turma de Rúben Amorim. Darwin ainda reduziu aos 80’, mas o lance foi invalidado pelo VAR após posição irregular de Yaremchuck. O único golo do Benfica surgiu perto do final da partida, com Pizzi a fazer o 3-1, aos 90’+6’. O médio português que tinha entrado no jogo aos 85 minutos, para o lugar de Everton, ainda teve tempo para reduzir a desvantagem no marcador.

Seis anos depois, o Sporting voltou a vencer na Luz naquele que é o “eterno dérbi”. Após o jogo, os “leões” voltaram a colar-se ao FC Porto no topo da tabela. Os dois conjuntos levam já 35 pontos somados. O Benfica segue em terceiro lugar com menos quatro pontos que os adversários diretos.

a