Liga Sabseg: Jogo encaixado resultou em nulo pouco memorável

Na tarde deste Sábado (27), o Académico de Viseu recebia o Vilafranquense no Municipal de Aveiro, em jogo a contar para a 12ª jornada, na tentativa de voltar às vitórias para o campeonato. Apesar do bom começo dos viriatos, as equipas rapidamente se prenderam uma na outra e jogaram um futebol pobre que resultou num empate a zero bolas, que em nada favoreceu nenhum dos dois conjuntos.

Por Leonardo Mesquita

Muita energia no início, motivou apagão geral

A turma academista entrou no jogo a todo o vapor. Nos primeiros 15 minutos da partida, apenas deu académico, que não competia oficialmente desde o dia 8 de novembro, na derrota frente ao CD Feirense. Apesar do domínio viseense, que não resultou em nenhuma oportunidade clara de golo, foi a turma ribatejana quem teve a primeira, e única diga-se de passagem, ocasião flagrante para inaugurar o marcador, aos 16’. Contra-ataque muito bem desenhado e a poucos toques dos Piranhas do Tejo, que acabou com Ença Fati isolado perante Grill, mas o atacante guineense atirou muito ao lado do poste direito da equipa beirã.

Após esse desperdício, o Vilafranquense subiu as linhas e equilibrou a partida, deixando o jogo muito encaixado, o que levou a uma decadência da qualidade do mesmo. Até o final da primeira parte não houve mais nenhum lance de registo. Assim o intervalo chegou, deixando a sensação de que apenas foram jogados cerca de 20 minutos de um total de 45.

Nulo entregue nas mãos de Grill

A segunda metade começou como acabou a primeira, com um jogo bastante disputado a meio-campo, com p Vilafranquense tentava pegar no jogo, muito devido ao pouco esclarecimento dos beirões, que falhavam imensos passes de forma displicente. As equipas, principalmente a que viajou de Vila Franca de Xira, tentavam aproximações à baliza adversária através de remates de longa distância.

Não satisfeito com o desenrolar do jogo, Zé Gomes mexeu na equipa, fazendo entrar Yuri Araújo e Quizera, para os lugares de Nussbaumer e João Vasco, respetivamente. Esta tentativa do treinador da casa de criar mais mobilidade no ataque, e profundidade no jogo, trouxe mais lucidez ao Académico. Na entrada do último quarto de hora, Luisinho, com uma bomba fora da grande área, obrigou a uma enorme defesa por parte de Adriano Facchini.

Os viseenses iam pressionando nesta reta final, mas foi novamente o Vilafranquense a ter outra grande oportunidade de golo. Má Saída de Grill aos pés de Belkheir, deixando a baliza deserta para o francês empurrar para o 1-0, que apenas foi impedido devido a um corte bastante oportuno de Nuno Tomás. Após esta ocasião, ambas as equipas pareciam resignadas com o empate, até que na compensação, aos 90+5’, Simão Júnior viu-lhe negado o golo, após Domen Grill com asas, travar um excelente cabeceamento do central ribatejano. De seguida, ouviu-se o apito final de um jogo muito equilibrado, com algumas oportunidades flagrantes de golo, mas que no geral não vai deixar saudades.

Com este empate, o Académico sobe à sétima posição do campeonato à condição, com 17 pontos. Segue-se para a turma liderada por Zé Gomes, uma deslocação ao terreno do CD Trofense, na próxima jornada.

Já a UD Vilafranquense, sai da zona do play-off de despromoção e soma agora 11 pontos. No próximo jogo, irá receber no Estádio Municipal de Rio Maior, o CD Feirense.

a