Tondela regressa às vitórias e prolonga calvário do Marítimo

O CD Tondela bateu, na tarde de domingo, dia 7 de novembro, o Marítimo, numa partida disputada no Estádio João Cardoso e a contar para a 11ª jornada da Liga Portugal Bwin. A vitória por 4-2 marca o fim de uma série negativa dos auriverdes, que vinham de duas derrotas consecutivas, com FC Porto e Arouca.

Por Kevin Santos

Sem poder contar com Jota Gonçalves, Neto Borges e Daniel dos Anjos, todos por lesão, o CD Tondela partia para a receção ao Marítimo na 14ª posição. Com Tiago Dantas de regresso ao onze inicial, começou por cima e, apesar de algumas ameaças dos madeirenses, conseguiu chegar ao primeiro golo, aos quinze minutos, através de uma grande penalidade convertida por João Pedro. 4 minutos depois, Gustavo Correia assinalava o segundo penálti da partida, mais uma vez por mão na bola, e João Pedro bisava na partida.

A melhor oportunidade do Marítimo na primeira parte surgiu ao minuto 27, dos pés de André Vidigal, que desferiu um remate potente e a bola passou a poucos centímetros da barra da baliza defendida por Pedro Trigueira. A resposta dos beirões foi quase imediata, através de Salvador Agra, que tirou tinta ao poste da baliza de Paulo Victor.

Depois de uma grande oportunidade de golo de Dadashov, o árbitro apontou, pela terceira vez, para a marca dos 11 metros, castigando falta de Vitor Costa sobre Jhon Murillo. João Pedro concretizou e completou o hat-trick, ainda antes do intervalo.

Numa segunda parte mais morna, Julio Velázquez lançou quatro jogadores (Matheus Costa, Ali Alipour, Fábio China e Joel Tagueu) e alterou a formação tática, para tentar dar resposta aos homens da casa. Os madeirenses começaram melhor e tiveram uma grande oportunidade por André Vidigal.

Aos setenta minutos de jogo, Boselli e Eduardo Quaresma foram chamados a jogo por Pako Ayestarán, para os lugares de Iker Undabarrena e Jhon Murillo, respetivamente. O timoneiro dos beirões pretendia fechar os caminhos para a baliza de Trigueira e passou a atuar com 3 centrais. Nesta altura, sentia-se a frustração dos visitantes, com uma tentativa desesperada de Edgar Costa. O mesmo Edgar Costa que, poucos minutos depois, assistia Matheus Costa para o primeiro golo dos madeirenses. Um cruzamento milimétrico que encontrou a cabeça do central brasileiro.

O golo deu esperança aos visitantes, que cresceram no jogo e criaram algumas oportunidades, mas sem grande perigo. A pressão dos maritimistas intensificou-se nos minutos finais, mas foi o Tondela que esteve mais perto do golo. Num lance de contra ataque, Boselli encontrou Pedro Augusto, que surgia isolado e, na cara de Paulo Victor, não vacilou e fez o quarto golo dos beirões. Porém, o golo foi anulado por fora de jogo e no lance imediatamente a seguir foi o Marítimo a chegar ao 3-2, por Ali Alipour.

A placa do quarto árbitro mostrou que seriam 9 os minutos de compensação e, depois de alguns minutos de grande pressão por parte do Marítimo, a formação da casa chegou ao 4-2 final, por intermédio de Pedro Augusto. Dadashov entregou a bola a Tiago Dantas, que rasgou a defesa madeirense e serviu o médio brasileiro, que apenas teve de encostar para confirmar a vitória dos homens da casa.

Com esta vitória, o CD Tondela subiu à 9ª posição da Liga Portugal Bwin, com 12 pontos. Já o Marítimo, continua no 17º posto da classificação, com apenas 7 pontos. Esta foi a quarta derrota consecutiva para a formação madeirense.

Imagem: CD Tondela

a