A adrenalina do Rally Legends Luso – Bussaco leva ao aumento de visitantes na vila

O Rally Legends Luso-Bussaco é um evento automobilístico que acontece anualmente na freguesia do Luso desde 2016. No ano passado, na sua 6ª edição, o evento conseguiu obter a parceria dos municípios vizinhos: Penacova e Mortágua. Com a constante evolução do Rally Legends do Luso-Bussaco, a freguesia tem verificado um gradual aumento de visitantes.

Por Diana Duarte

Diogo Ribeiro, um arquiteto de 44 anos e um dos fundadores, juntamente com Hugo Oliveira e Tony Luís, do Rally Legends do Luso, afirma que o LusoClássicos, o clube que organiza o evento automobilístico na vila, começou com atividades mais lúdicas e alguns encontros de veículos, com o objetivo de promover a região. Continua dizendo que “havia um vazio no Luso e em Portugal de reeditar os rallys de antigamente”. Como outrora os rallys realizavam-se, entre muitos outros locais, no Bussaco, o clube decidiu voltar a fazer um rally na freguesia. “As pessoas sentem a necessidade de reviver o passado”, reitera Diogo Ribeiro.

Segundo Pedro Pereira, piloto de 26 anos formado em engenharia mecânica e um dos mais rápidos da última edição do Rally Legends do Luso, existem vários campeonatos: três campeonatos regionais (norte, centro e sul) e o campeonato nacional, o principal campeonato em Portugal. O Rally Legends “é uma prova extracampeonatos” e “corriqueiramente falando, é como se fosse um solteiros-casados, é um evento para convívio e não um campeonato”.

Pedro Pereira afirma que “estamos numa curva descendente a nível da quantidade de público”. Inês Pereira, piloto de 22 anos formada em marketing e irmã de Pedro Pereira, acrescenta ainda que “antigamente era tudo uma loucura e as pessoas aderiam mais”. Acreditam que o Rally Legends ressurgiu na zona para voltar a ter o espetáculo que era, com os carros antigos.

A importância para a freguesia do Luso

Claudemiro Semedo, o presidente da Junta de Freguesia do Luso, declara que “efetivamente há muita gente apaixonada pelo rally e [o Rally Legends do Luso] é um evento que tem duas coisas boas: ocorre numa época baixa para a freguesia e é muito mediático, levando o nome do Luso/Bussaco mais longe”. O facto da organização trazer ao Luso pilotos de outras nacionalidades, uma parte integrante e importante destes eventos, acaba por promover a região ainda mais. Segundo o mesmo, “desde há oito anos atrás que o antigo executivo municipal apostou muito na área do desporto, como uma forma de trazer pessoas para a freguesia”.

“O Legends é um evento importantíssimo para a freguesia neste momento. Ainda para mais sendo mais do que um dia, porque dá dormidas e refeições.” – Claudemiro Semedo

Segundo Diogo Ribeiro, na última edição do Rally Legends do Luso a organização teve 80 participantes, entre eles uma mistura de portugueses e estrangeiros. Destacando-se alguns nomes sonantes desta prática desportiva e o vencedor do conceito “Legends”, o espanhol Pablo Pazó Figueiroa, num clássico Talbot Sunbeam Lotus de 1979. Os mesmos dispõem de uma equipa e de copiloto e trazem ainda as suas famílias e adeptos, o que acaba por presentear à freguesia um número avultado de pessoas.

Entre gerações de pilotos

Inês Pereira afirma que a sua família e do seu irmão “já está no mundo dos rallys há muito tempo”, uma vez que, o seu pai é copiloto há quase 30 anos e o mesmo corria com o seu tio que é piloto há mais ou menos 30 anos também.

“Nós sempre tivemos o bichinho por este desporto porque sempre os acompanhamos durante os rallys todos” – Inês Pereira

“Como nós nascemos no meio foi algo que nós nos habituamos a vivenciar desde muito pequeninos” – Pedro Pereira

Pedro Pereira sempre foi apaixonado pelo desporto automóvel: “assim como existem aqueles miúdos que tem o sonho de ser o Cristiano Ronaldo e que adoram jogar futebol, para mim o meu sonho era ser piloto de rallys e chegar ao topo, chegar ao mundial.” À medida que o sonho foi crescendo, mais oportunidades de tornar esse sonho realidade teve, afirma o mesmo.

“É uma adrenalina indescritível. Não há nada que se compare” – Pedro Pereira

Em 2018, Pedro Pereia, na altura com 21 anos, conseguiu estrear-se nos rallys. A partir daí nunca mais parou de conduzir em rallys e em 2022, na 6ª edição do Rally Legends do Luso, foi um dos mais rápidos dentro da sua categoria.

Inês Pereira, pelo contrário, teve a sua estreia no mundo dos rallys em março de 2022, tendo sido a última edição do Rally Legends Luso o seu primeiro rally. A mesma afirma que a sua ideia “é mostrar que não é só mais uma cara bonita que anda ali”. Como foi o seu primeiro rally o principal objetivo da mesma era chegar à meta e divertir-se. 

“É uma sensação de liberdade. A estrada é tua” – Inês Pereira

Inês Pereira quer “montar um projeto para o campeonato regional do norte em 2023.” De acordo com a mesma, para evoluir precisa de correr com mais mulheres e no norte existem mais pilotos femininas. Para Inês Pereira, o objetivo “é fazer quilómetros e ganhar confiança com o carro”.

O seu irmão, Pedro Pereira, quer “estruturar um projeto e correr no campeonato nacional de juniores” e o seu “objetivo é ser campeão nacional de juniores.”

a