Vouzela vai ser o primeiro município do país com a certificação “Biosphere Destination”

No dia 14 de junho, a Câmara Municipal de Vouzela apresentou o plano de ação para a sustentabilidade no turismo. A iniciativa integrada na certificação de Vouzela enquanto destino turístico sustentável, o “Biosphere Destination”, entra agora na terceira fase, de definir metas, prazos e parceiros envolvidos.

Por Mariana Loureiro

Depois da assinatura da carta de compromisso com a sustentabilidade e da apresentação do diagnóstico da sustentabilidade, Vouzela é o primeiro território, em Portugal, a conseguir o selo turístico internacional, que será atribuído até ao final do ano de 2021.

O plano de ação foi elaborado tendo em conta o Referencial “Biosphere Destination”, que se divide em três grandes áreas (Sociedade e Cultura; Ambiente e Alterações Climáticas; Governança e Economia) subdivididas em 62 critérios, os quais estão alinhados com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Vouzela cumpre na totalidade 24 critérios, 10 com cumprimento parcial, 9 com semi-cumprimento, 4 com cumprimento básico e 15 incumprimentos. Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela revela que o próximo passo é “criar um guia de requisitos de sustentabilidade na organização, por exemplo, do município, ou de eventos pontuais ou anuais, além da gestão da água, da energia, dos materiais a utilizar, de tudo o que é necessário para garantir mais sustentabilidade”.

Agradecendo o envolvimento de cerca de 50 parceiros locais, o autarca garante a dinamização da economia local com medidas mais sustentáveis, comprometendo-se, com este projeto, a deixar um legado às gerações vindouras.

Os destinos da biosfera estão comprometidos em garantir uma melhoria contínua para equilibrar adequadamente entre as áreas de: combater as mudanças climáticas, proteger o meio ambiente, cultural, social e econômico, através dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Qualquer tipo de destino turístico pode se tornar um “Biosphere Destination”, independentemente de estar ou não integrado a outro destino, se tem ou não capacidade normativa, e não importa o nível de desenvolvimento ou maturidade turística. Será acompanhado a estabelecer os objetivos, recursos e monitorar tarefas para melhoria contínua. Saiba mais em: Certificação da Biosfera para Destinos Turísticos | Turismo Responsável da Biosfera (biospheretourism.com)

a