Alunos de Engenharia Informática da ESTGV participaram em Hackathon internacional

No passado dia 30 de novembro, um grupo de alunos do curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu participou num Hackathon Internacional, em Salamanca. Nesta iniciativa estiveram também presentes alunos da área de Tecnologias de Informação da Universidade Pontifícia de Salamanca.

A iniciativa foi organizada pelas empresas Softinsa e ViewNext, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e pela Universidade Pontifícia de Salamanca. A cada grupo de quatro alunos foi lançado o desafio de criar um projeto inovador no domínio das TIC, recorrendo a tecnologias IBM, nomeadamente do IBM Cloud.

No final do dia, o júri avaliou todos os trabalhos e decidiu atribuir o primeiro prémio ao grupo que propôs o projeto “speak in code”. O projeto “speak in code” visa auxiliar pessoas com incapacidade, a nível motor ou visual, e permite transformar instruções descritas oralmente na linguagem Python em código escrito (também na linguagem Python). Fizeram parte deste grupo vencedor os alunos finalistas Beatriz Consciência e Simão Santos, de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu que, além de serem premiados com um drone, ganharam um contrato de trabalho no Centro de Inovação Tecnológica de Viseu da Softinsa, empresa do Grupo IBM.