Inauguradas obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela

Na passada quarta-feira, dia 16 de junho, foi inaugurada a primeira fase das obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela. A cerimónia contou com a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, e a diretora da Direção Regional de Educação do Centro (DREC), Cristina Oliveira. A empreitada totaliza um investimento de mais de 1,4 milhão de euros.

Por Luís Silva

Terminada a primeira fase das obras, José Alberto Pereira, diretor da Escola Secundária de Vouzela, demonstra-se satisfeito com uma “escola mais preparada, capaz de responder às demandas educativas e de fazer frente aos desafios do presente e do futuro”, refere. Desde a sua inauguração, a 21 de fevereiro de 1987, apenas os laboratórios de Física, Química e Biologia, bem como a Biblioteca, haviam sido alvo de reabilitação. “Tornava-se por isso imperiosa a sua requalificação, solicitação feita por diversas vezes às entidades competentes”, afirma o diretor.

Enaltecendo o trabalho conjunto e de parceria entre a CCDRC, a DREC e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão-Lafões, o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, admite que “a escola secundária precisava de obras estruturais que dignificariam a aprendizagem dos alunos e as condições de trabalho dos professores”.

Descrevendo um processo “com muitas dificuldades”, o autarca ainda sublinhou os bons resultados que a escola tem tido nos rankings escolares, nomeadamente no que diz respeito aos exames de Matemática A, tendo a secundária de Vouzela sido considerada a melhor escola pública a nível nacional neste campo. “É um facto que nos orgulha a todos e que é mérito de todos os intervenientes desta comunidade escolar”, disse.

Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, defendeu a importância da existência de um espaço físico em boas condições para o sucesso escolar dos alunos e, neste sentido, felicitou todos os intervenientes pela conclusão da obra. “Não há desenvolvimento de nenhum país, região ou concelho sem uma boa educação, são necessários bons professores, mas é também fundamental um espaço físico que permita que todos estes intervenientes possam fazer o seu melhor”, termina Isabel Damasceno.

O custo total da empreitada de modernização é de 1.476.599,71 euros, sendo que 1.134.097,65 euros foram financiados por verbas europeias, no âmbito do Programa Operacional Regional Centro 2020, e pelo Ministério da Educação.

Já a autarquia de Vouzela arcou com 7,5% do custo da obra, o equivalente a 85 mil euros, e ainda assumiu o diferencial não elegível, os custos com o projeto e a fiscalização de obra, num esforço financeiro total de cerca de 428 mil euros.

A primeira fase das obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela contemplou a criação de uma área de recreio coberta, uma área de convívio para os alunos, a instalação de um elevador, a ampliação da biblioteca, o alargamento do refeitório e melhorias significativas nas instalações sanitárias, em algumas salas de aula, no gabinete de direção e na secretaria.