Dia da criança “deveria ser comemorado duas vezes ao ano”

O Dia Mundial da Criança surgiu como uma forma de mostrar os problemas que afetam as crianças no dia a dia. O dia 1 junho possui uma importância para muitos, mas existem opiniões distintas sobre a comemoração da data. A equipa do #Dacomunicação foi para as ruas de Viseu saber mais sobre a opinião das pessoas acerca desta data.

Por Carlos Coelho e Fernanda Sant’Ana

Para Leandro Oliveira, brasileiro de 42 anos, o dia da criança “deveria ser comemorado 2 vezes ao ano”. Mas, apesar da data remeter a diversão, o entrevistado cita problemas enfrentados pelas crianças nos dias de hoje “nos países pobres elas trabalham muito, e perdem a infância por causa do trabalho” enquanto que “nos países ricos, elas perdem por conta da futilidade e do demasiado acesso às mídias digitais.”

O português Tiago Gamboa, de 19 anos, tem uma opinião um pouco diferente do convencional, pois para ele, o dia da criança “é um dia como outro qualquer” devido a sua educação e problemas familiares ocorridos durante a sua infância.

Já Daniela Marques, 33 anos, relembra os momentos divertidos que a data trouxe para a sua infância. “As memórias que tenho deste dia são as festas, estar com a família, receber presentes e ir aos parques de diversão”, afirma a jovem acrescentando que estas são, em sua maioria, “boas memórias”.      

O Dia Mundial da Criança surgiu durante a conferência de Genebra em 1925, mas a sua data de comemoração pode ser diferente em determinados países, como no Brasil, onde a data é comemorada em 12 de outubro. 

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

a