Incêndio arrasa vila de Lageosa do Dão

Lageosa do Dão, no concelho de Tondela, foi uma das localidades mais afectadas pelos incêndios na madrugada de dia 16 de Outubro. A população viveu momentos de terror, que muitos habitantes intitularam de “Inferno”. O incêndio chegou a esta localidade por volta da 1 da manhã de segunda-feira, tendo apanhado a esmagadora maioria da população de surpresa. Foram alguns habitantes que, batendo porta a porta, e usando as buzinas dos carros, conseguiram dar o alerta. Muitas pessoas dizem mesmo que, sem este aviso, não teriam conseguido escapar.

Foram várias as pessoas que fugiram para a cidade de Viseu aquando do alerta de incêndio, enquanto outras ainda tentaram defender as casas e os terrenos. No entanto devido ao fumo intenso e à agressividade das chamas, também estas acabaram por fugir. Este incêndio causou bastantes estragos, destruindo várias casas de primeira habitação, bem como a única farmácia da localidade e vários carros e tractores. O fogo foi responsável por uma vítima mortal, um idoso que estava a tentar salvar os seus animais e que foi encontrado mais tarde, sem vida, abraçado ao seu cão.

A população queixa-se da falta de ajuda dos bombeiros, dizendo que os mesmos só apareceram perto do fim do incêndio. Pelo que conseguimos apurar os Bombeiros Voluntários de Lageosa do Dão estavam na altura a combater outro incêndio de grandes dimensões, em Tondela, e ainda tentaram regressar à sua localidade quando foram notificados do incêndio, mas acabaram por ficar encurralados no caminho.

Graças à solidariedade, união e entreajuda da população, as famílias afectadas estão a ser ajudadas com o fornecimento de roupa, comida, e outros bens. Cerca de duas semanas após a tragédia a maioria da população continua sem serviços de televisão e internet, o que tem gerado descontentamento por parte da população.

Texto: Tiago Pestana e Luís Freitas

Imagens: Tiago Pestana

a