Tiago Santos toma posse na Escola Superior Agrária

Após a vitória no ato eleitoral, Tiago Santos tomou posse como presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Viseu (AE ESAV). É o terceiro mandato consecutivo do aluno de engenharia agronómica na liderança da associação.

Com um discurso orientado para o futuro, Tiago Santos deixou uma promessa aos alunos e professores presentes na cerimónia de tomada de posse que decorreu sede da AE ESAV. “Esta associação terá futuro, mas contrariamente ao habitual nestas ocasiões, só vos prometemos uma coisa, trabalho”, declarou.

Nesse sentido, e apesar do foco nos desafios vindouros, o presidente da AE ESAV destacou o trabalho desenvolvido nos últimos anos. “Foi com empenho, dedicação e trabalho que se ergueram e alicerçaram as paredes que se edificam entre vós, simbolizando o espírito de união e sacrifício, mas principalmente amor à causa e à escola”, explicou.

Assim, Tiago Santos agradeceu a todas as pessoas que colaboraram com ele ao longo dos últimos anos na associação, em especial a Rui Loureiro, porque “uma associação pode ser boa com um mau presidente, mas não existe um bom presidente com uma má associação. Por isso, se muitos consideram que esta associação está no caminho certo, isso deve-se, em grande parte, à minha equipa”, manifestou.

Os elogios ao trabalho realizado pelos antigos e atuais elementos da AE ESAV foram repercutidos pelo presidente da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), António Monteiro. “(Vocês) são uma equipa bastante dinâmica e trabalhadora. Depois de já terem passado por todas as dificuldades que o associativismo acarreta, quererem repetir é um fator que quero realçar e dar-vos os parabéns”, proclamou.

No seu terceiro mandato como líder da AE ESAV, Tiago Santos comprometeu-se a fazer uma aposta forte no desporto universitário, de forma a contrariar a tendência recente de afastamento da instituição às modalidades desportivas.

“Temos o objetivo inscrever a AE ESAV no desporto universitário, apostando nas modalidades de tiro ao alvo e na equitação. A curto prazo, também iremos formar uma equipa da rugby, fazendo desse modo regressar uma tradição da nossa escola”, assumiu.

Na qualidade de vereadora da educação e do desporto da Câmara Municipal de Viseu, Cristina Brasete ouviu com agrado a tomada de decisão de fazer regressar o desporto à instituição e deixou uma garantia: “a minha presença aqui é dizer-vos frente a frente que podem contar com o município de Viseu para realizarem os projetos que tenham na vossa mente”.

A representante do município louvou também a presença de um número elevado de mulheres na lista liderada por Tiago Santos. Um aspeto referido e elogiado, igualmente, pela provedora do estudante, a professora Cristina Amaro da Costa. “A presença de 11 mulheres numa lista de 24 pessoas demonstra uma evolução clara relativamente à igualdade de género. E isso deve ser exaltado”, afirmou.

Para além dos representantes do município de Viseu, da ESAV e da provedora do estudante, o Instituto Politécnico de Viseu fez-se representar na sessão de tomada de posse pelo seu vice-presidente, Pedro Rodrigues.

Texto e imagens: João Miguel Carvalho