Executivo Municipal aprova projetos no âmbito do programa “Viseu Cultura 2021”

Foram aprovados, no dia 29 de abril, na reunião pública da Câmara Municipal de Viseu, os principais projetos relativos ao “VISEU CULTURA 2021” e à sua reprogramação. O alargamento da “Música Ativa Para Seniores” e a aprovação de meio milhão de euros para as freguesias do concelho foram também alvo de discussão.

Por Luís Silva e Mariana Loureiro

“Conscientes das dificuldades que se avizinham”, Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, anuncia a “retoma consistente e continuada das atividades culturais e criativas locais”, através do programa “VISEU CULTURA”, que apoia o setor desde 2017. O município lançou ainda o “VISEU CULTURA+”, um subprograma que visa apoiar os artistas e coletividades do concelho, em contexto de situação pandémica, através da possibilidade de apresentarem novas propostas para reagendar os seus eventos, até 12 dias úteis após o estado de emergência. Os festivais que requerem de um espaço público, nomeadamente a “Feira de São Mateus”, terão igualmente que respeitar a agenda estabelecida.

Na conferência de imprensa, a autarca refere que “face às dificuldades geradas pela pandemia, que impediram a realização de muitos espetáculos, entende-se que era dever do município debruçar-se sobre as atividades por parte dos agentes artísticos e culturais”.

O projeto “Música Ativa para Seniores”, criado em 2019, envolve agora 400 idosos com a implementação desta iniciativa no Centro Social e Cultural de Orgens, Lar de Bigas e Confraria Santa Eulália. Através da musicoterapia e atividades online e presenciais, pretende-se assegurar o bem-estar das pessoas mais velhas e melhorar a sua saúde física e mental nas 15 instituições do concelho. “Promove novas descobertas, novas aprendizagens e proporciona uma vida mais dinâmica, contrariando assim o sedentarismo”, acrescenta a autarca de Viseu. Cristina Brasete, vereadora da Ação Social, destaca também a importância das atividades musicais e da informática para seniores no “combate à solidão”.

A autarquia reforça, ainda, a aposta na coesão territorial, através da aprovação de um conjunto de protocolos com as juntas de freguesia que, segundo Conceição Azevedo, é “um reforço substancial” do investimento de meio milhão de euros, sobretudo, nas freguesias de baixa densidade. João Paulo Gouveia, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, reforça que “há também um investimento que não é visível, mas que está relacionado com a fibra ótica”. O vice-presidente adianta que, até ao final do próximo ano, Viseu estará com 100% de cobertura com a tecnologia digital.

Com o término do estado de emergência a 30 de abril, espera-se fazer sentir uma “maior proximidade com as pessoas mais idosas”, que, nas palavras de Conceição Azevedo, “são uma comunidade mais sensível que necessita deste forte apoio”. A Presidente da Câmara de Viseu apela, ainda, ao cumprimento de todas as orientações da Direção-Geral da Saúde para gradualmente retomarmos a vida normal fora do contexto de pandemia.

a